Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS http://www.ans.gov.br/asp/Consultas_reclama.asp
Responde a consultas e reclamações relacionadas às Operadora de Plano de Saúde.


Banco Central – Gerência Regional em Curitiba – GTCUR http://www.bcb.gov.br/htms/sobre/decur.shtm


Atende as demandas referentes à regulamentação e à fiscalização do Sistema Financeiro Nacional e de consórcios nos Estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Central de Atendimento ao Usuário – Ministério dos Transportes http://www.transportes.gov.br/STT/DTR/0800.htm


Através do número 0800 61 0300 recebe sugestões ou reclamações relativas aos serviços prestados pelas empresas permissionárias do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.


Centro de Relações com o Consumidor – CRC / ANP http://www.anp.gov.br/crc.html


Serviço de atendimento da Agência Nacional do Petróleo aos consumidores e agentes econômicos do setor de petróleo e gás para receber, ouvir e analisar as demandas.


Centros de Vigilância Sanitária Estaduais http://www.anvisa.gov.br/inst/snvs/centro_est.htm


Relação de endereço e telefone da Vigilância Sanitária em todos os Estados. Fiscalizam e recebem denúncia de alimentos, cosméticos, tabaco, medicamentos, produtos para a saúde, saneantes, sangue e hemoderivados, serviços de saúde, toxicologi


Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR http://www.conar.org.br/fale/


O CONAR, uma entidade não governamental mantida por agências de publicidade, empresas anunciantes e veículos de comunicação, recebe, por email, carta ou fax, reclamação sobre anúncios que possam prejudicar ou ofender consumidores.


Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/LD http://www.londrina.pr.gov.br/procon/


O PROCON de Londrina atende reclamações pelo telefone 300-1010 ou na sede Rua Prof.João Cândido, 344 – andar 2 – sala – Edifício Tuparandi – Centro CEP: 86.010-901 – Londrina – Paraná.


Fale Conosco – ANATEL http://www.anatel.gov.br/atendimento/Default.asp


Para reclamações sobre serviços de telecomunicações procure resolver o problema com a empresa prestadora do serviço. Caso não obtenha resposta, a solução não seja satisfatória ou, ainda, deseje fazer uma denúncia ou crítica, use o Fale Conosco.


Farma Sac http://www.abifarma.com.br/farma_sac/index.php4>
Relação contendo telefone ( 0800) e endereço eletronico de cada uma das 48 empresas representadas pelos seus SACs nas reuniões do FARMA SAC -Serviço de Atendimento ao Consumidor da Indústria Farmacêutica


Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA http://www2.ibama.gov.br/descentra/index0.htm


Sugestões, reclamações, pedidos de informações e denúncias sobre agressões ao meio ambiente podem ser feitas através da Linha Verde, um serviço da Ouvidoria do IBAMA. A ligação é gratuita, de qualquer ponto do país, para o número 0800-61-8080


Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná – IPEM/PR http://www.ipem.pr.gov.br/ouvidoria_00.html


A ouvidoria do IPEM/PR tende a reclamações e denúncias sobre produtos e serviços sobre os quais o IPEM/PR exerce fiscalização: instrumentos de medição, produtos pré-medidos, produtos certificados e têxteis.


Órgãos de Defesa do Consumidor http://www.mj.gov.br/sistemas/sisprocon/mapa.asp


Consulta ao Banco de Dados do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor onde estão cadastrados PROCONs e outros órgãos de defesa do consumidor em todos os Estados.


Ouvidoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br/ouvidoria/fale_com.htm


Por e-mail, recebe denúncias e queixas relativas à área de vigilância sanitária: alimentos, cosméticos, tabaco, medicamentos, produtos para a saúde (para diagnósticos e odontológicos), saneantes, sangue e hemoderivados, serviços de saúde, toxicologia


Ouvidoria da ANEEL http://www.aneel.gov.br/defaultouvid.htm


Os consumidores de energia elétrica devem dirigir-se 1º a empresa prestadora de serviços, em 2º lugar, às Agências Estaduais e do DF para solicitar serviços ou encaminhar reclamações. Se a solução não for satisfatória, recorrer a ouvidoria da ANEEL.


Ouvidoria do INMETRO http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp


Sugestões, informações, reclamações e crítica sobre os serviços do INMETRO: regulamentação metrológica, fiscalização de instrumentos de medir, produtos pré-medidos, produtos e serviços certificados, credenciamento de laboratório e organismos.


PROCON/PR http://www.pr.gov.br/proconpr/atuacao.html


O endereço correto do Procon é Rua Alameda Cabral, 184 – Centro – Cep: 80410-210 – Curitiba – Paraná – Brasil.


Promotoria Defesa do Consumidor – 2ª Vara Cível – Fórum Londrina http://www.londrina.pr.gov.br/ministeriopublico/promconsumidor/


Atua em defesa e proteção de direitos coletivos e difusos. Busca a orientação e a prevenção nas relações de consumo. Apura eventuais responsabilidades por práticas irregulares ou ilegais


Rede Nacional de Metrologia Legal http://www.inmetro.gov.br/metlegal/rnml.asp


Rede Nacional de Metrologia Legal (RNML) é o braço executivo do INMETRO nos Estados, executando as verificações e inspeções dos instrumentos de medição, das medidas materializadas, e o controle dos produtos pré-medidos e dos produtos certificados.