Com as férias de fim de ano, o número de pessoas que vai à Agência do Trabalhador de Curitiba em busca de um emprego cai bastante. Enquanto em dias normais, a média de intermediações oscila entre 1.000, 1.100 pessoas, em janeiro o número médio fica em torno de 500. Segundo as informações da assessoria da Agência de Curitiba, nos dois primeiros dias úteis do ano, quarta (2) e quinta-feira (3), 1,1 mil trabalhadores procuraram a agência em busca de oportunidades de emprego. E a tendência, ao longo do mês, é essa, conforme informações da assessoria da Agência.
A procura é tão pequena, que ontem à tarde, por exemplo, a unidade estava vazia. Com isso, sobram vagas. O banco de ofertas da Agência tinha 5,4 mil vagas de emprego cadastradas para as áreas da indústria, comércio, construção civil e prestação de serviços.

 Entre as vagas ofertadas havia de farmacêutico (7), nutricionista (1) e até professor de filosofia (1). Apesar disso, as funções ligadas ao setor de alimentação, como em restaurantes e lanchonetes, são as que possuem maior número de vagas abertas.
Para o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, esta é a oportunidade para quem quer começar o ano com a carteira de trabalho assinada. Também é a chance para quem busca o primeiro emprego, já que mais da metade das vagas de emprego não exige experiência dos candidatos, afirma.
Neste primeiro período do ano, algumas empresas também estão fazendo seleção na própria agência, com a maioria das vagas para contratação imediata. A novidade é que foi instalado um sistema de som para interagir com os trabalhadores, com informações sobre as ofertas disponíveis no sistema, dos processos de seleção na própria agência e dicas de empregabilidade.
Vagas — Além das oportunidades já citadas, há vagas para comprador (3), gerente comercial (3), operador de telemarketing (300), auxiliar de produção (155), auxiliar de administração (34), porteiro (14), técnico de enfermagem (16), vigia (12), estoquista (29), motorista entregador (46), vendedor (106), promotor de vendas (130), atendente de lanchonete (350) e auxiliar de cozinha (235).