O centroavante argentino Juan José Morales e o lateral-esquerdo Gilton foram confirmados ontem como novos reforços do Paraná Clube. Com isso, já são sete contratações para a temporada. A diretoria afirma que só precisa de mais um jogador para fechar o elenco: um lateral-direito. A previsão é que o nome desse atleta seja anunciado até sexta-feira.

O lateral-direito chega até sexta-feira, explicou o supervisor Fernando Leite. Temos a necessidade de um jogador nessa posição e viria para fechar o grupo. É a única posição que falta. Temos o Ângelo, mas precisamos mais um ali, comentou.

Leite não confirmou as contratações de Morales e Gilton, afirmando que os reforços só serão anunciados oficialmente quando tiverem seus contratos publicados no BID da CBF. No entanto, os dois atletas já estão treinando no Ninho da Gralha. E Morales declarou em entrevistas que já está tudo certo com o Paraná.

Para a lateral-direita, os nomes especulados na imprensa foram Ruy Cabeção, 34 anos, que estava no Ipatinga (MG), e Gabriel Marques, 24 anos, que estava no Atlético-PR.

Até agora, o Paraná contratou sete jogadores para 2013. Além de Morales e Gilton, já vieram o volante Júnior Capixaba, o goleiro Marcos, o meia Rubinho e os atacantes Paulo Renê e Reinaldo.

Gilton, 23 anos, tinha contrato com o Joinville. Em 2011, foi campeão da Série C pelo clube catarinense. Em 2012, conseguiu o acesso da Série C para a Série B com o Chapecoense. Entre 2008 e 2010, atuou por três clubes japoneses.

Morales, 30 anos e 1,79 m de altura, estava no Atlético Venezuela. Marcou quatro gols em dez jogos (nove como titular) no Venezuelano 2012/2013. No Argentino 2011/2012, fez cinco gols em 25 partidas (19 como titular) pelo Argentino Juniors. Antes disso, passou por Concepción e Universidad Católica, ambos do Chile, e por três clubes argentinos: Quilmes, Colón e San Martín Tucumán.


Atacantes

O técnico Toninho Cecílio comemorou a diversidade de opções para a camisa nove. Na visão do treinador, três jogadores disputam essa posição: Reinaldo, Morales e Paulo Renê. É muito interessante isso. Conforme o tipo do jogo você usa um ou usa ou outro, declarou.  O Reinaldo todo mundo conhece. O Paulo René sai mais da área, mas tem bom poder de finalização. Pode ser um segundo atacante, mas é mais interessante como camisa nove. O Morales é mais de força, de área, explicou.


Registros

O supervisor Fernando Leite acredita que todos os jogadores do Paraná Clube estarão com a documentação em dia até o dia 20, quando o time estreia no Campeonato Paranaense, contra o Nacional, na Vila Capanema. Ele não prevê problemas para registrar os contratos de transferências internacionais, como são os casos de Morales, que veio da Venezuela, de Marcos, que estava em Portugal, e de Reinaldo, que jogou na China em 2012. Esperamos ter todo mundo para a estreia dia 20, declarou.


Apostas

O meia Ronaldo, 20 anos, destaque do CSA, e o atacante Alan, 20 anos, do Iguaçu (SC), foram comprados pelo Paraná Clube e emprestados para outros clubes. Ronaldo disputará o Paulistão pelo Guarani. Artilheiro da 2ª divisão do Catarinense 2012, Alan jogará pelo Cianorte. Os dois serão observados pela comissão técnica do Paraná neste período. Cláusulas nos contratos permitem que os jogadores retornem imediatamente à Vila Capanema se o Paraná exigir.


Copa São Paulo

O Paraná Clube venceu por 3 a 0 o Tocantinópolis, ontem à tarde, pela 2ª rodada da Copa São Paulo de Juniores, no Estádio Comendador Sousa, na capital paulista. Na 1ª rodada, o time paranaense já havia derrotado a Ponte Preta, por 1 a 0. Na 3ª e última rodada da 1ª fase, no sábado às 16 horas, só precisará de um empate com o eliminado Nacional (SP) para garantir vaga. Até mesmo com uma derrota tem chances de classificação. Para isso, precisa que a Ponte Preta não vença o Tocantinópolis. Ontem, os gols do Paraná foram marcados por Valdo, Murilo e Júlio César