Uma pesquisa nacional feita pelo Ibope em parceria com o Estadão aponta que Lula seria o grande favorito caso saísse candidato à presidência. Em um cenário com quatro candidatos, a atual presidente Dilma Rousseff aparece com 30% das intenções de voto, enquanto Lula, contra os mesmos candidatos, chegaria a 41%.

No cenário com Dilma candidata, Marina Silva (sem partido) surge com 22% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) com 13% e Eduardo Campos (PSB) com 5%. Já com Lula concorrendo, os mesmos candidatos chegariam, respectivamente, a 18%, 12% e 3%.

Em um segundo cenário, com cinco candidatos, Dilma, Marina e Aécio perdem um ponto percentual, ficando com 29%, 21% e 12% das intenções de voto, respectivamente. Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, aparece com 6%, enquanto Eduardo Campos ficaria com os mesmos 5% do outro cenário com a presidente petista.

Com Lula como candidato nesse segundo cenário, o candidato do PT aparece com 39%, enquanto Marina cai para 17%, Aécio permanece com 12%, Barbosa fica com 6%, e Campos cai a 3%.

A mesma pesquisa apontou, no mês de março, que Dilma teria 58% das intenções de voto em um cenário com quatro candidatos. Desde então, Marina cresceu 10 pontos, Aécio 4, e Campos, 2. Já o voto nulo o branco dobrou, passando de 9% para 18%.

A pesquisa Ibope/ Estadão entrevistou 2.002 brasileiros de 16 anos ou mais de idade em 140 municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 11 e 14 de julho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.