No Paraná está em desenvolvimento o Plano Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais de Produtos Químicos Perigosos (P2R2). O P2R2 faz parte da Agenda Verde — um conjunto de ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do Estado — lançada em junho deste ano e que será desenvolvida durante todo o ano.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, destaca que a preocupação com o risco de contaminação ambiental e humana por produtos químicos perigosos tem incentivado a implementação de novas ações, sempre de forma integrada. “Será uma ação com metas específicas a serem cumpridas até o ano de 2016”, disse o secretário durante um seminário em Londrina em agosto deste ano.
O P2R2 do Paraná receberá inicialmente cerca de R$ 8 milhões em investimentos como parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Banco Mundial.

Entre as metas previstas pelo projeto estão a compra de veículos, equipamentos de hidrologia, radares, estações hidrometeorológicas, computadores, e ferramentas de cartografia e de sistema de informações. De forma geral, os investimentos têm o objetivo aprimorar a capacidade operacional de prevenção e resposta rápida aos acidentes e modernizar a base física de instalações e equipamentos.
A primeira etapa do P2R2 do Paraná será a estruturação do projeto, composta por seminários regionais, que vão percorrer o Paraná em busca de problemas e soluções locais. O objetivo é debater o tema com todos os envolvidos no transporte de cargas perigosas, como caminhoneiros, policiais rodoviários, sindicatos, federações e associações. A previsão é que até abril de 2014 o documento do projeto esteja concluído, compilando as informações levantadas durante os seminários.