O Coritiba venceu por 2 a 0 um bagunçado Atlético na Arena da Baixada, nesse domingo (dia 20) à tarde, pela 10ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o Coxa subiu para a 4ª colocação, agora com 17 pontos. O Atlético caiu para 5º lugar, com 16 pontos. Na última rodada da primeira fase, o time alviverde recebe o Maringá. A equipe rubro-negra vai o Toledo.

Os oito primeiros colocados da primeira fase avançam para as quartas de final. A posição na tabela define os confrontos. Se a fase terminasse hoje, Atlético e Coritiba se enfrentariam no mata-mata.

Essas posições consideram a liminar do STJD, que devolveu os seis pontos ao Londrina.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do Atletiba.

Com o resultado, o Coritiba ampliou sua freguesia sobre o Atlético. Agora, são 129 vitórias do time alviverde no Atletiba, contra 102 do Furacão e 97 empates. Foram 487 gols do Coxa na história desse clássico e 430 do rubro-negro.

O Coritiba completou cinco clássicos seguidos sem perder para o Atlético. A última derrota foi 2 a 0 em 2014, em Maringá, pelo Brasileirão. Depois disso, foram quatro vitórias do Coxa e um empate.

O Coxa também vira o Rei dos Clássicos em 2016. Antes, venceu o Paraná por 3 a 0. Já o Atlético completa duas derrotas nos dois clássicos do ano – perdeu por 1 a 0 para o Paraná.

O Atlético perdeu uma invencibilidade de cinco meses (e sete jogos) na Arena da Baixada. A última derrota do time no local havia ocorrido em 18 de outubro de 2015 (4 a 1 para o Corinthians).

Os dois times estavam completos no clássico, com todos os titulares à disposição dos técnicos. O Coxa dominou a partida, com marcação perfeita e muita qualidade nos contra-ataques. O Atlético foi um time desorganizado e afoito.

O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que jogava recuado, era perfeito na marcação e perigoso no contra-ataque. O Atlético foi um time desorganizado, sem criatividade e afobado. Só levou algum perigo em jogadas individuais de Walter e Eduardo. E abusou dos cruzamentos. Já o Coxa criou quatro chances de gol nesse período, com boas jogadas de Negueba e Juan. Kleber desperdiçou oportunidade incrível aos 20 minutos.

O segundo tempo teve maior equilíbrio. O Atlético voltou mais organizado e começou a pressionar. O Coritiba seguiu levando perigo nos contra-ataques.

Duas substituições no Atlético. Aos 11 minutos, troca de um lateral por outro. Saiu Pará e entrou Roberto. Aos 12, troca de umD meia-atacante por outro. Saiu Marcos Guilherme e entrou Giovanny.

No Coritiba, troca de um meia por outro. Aos 14, saiu Dudu e entrou Thiago Lopes.

Aos 17, o lance mais polêmico do jogo. Depois de escanteio, Paulo André subiu com Juninho e desviou bola. O Coritiba pediu toque de mão e pênalti no lance.

Aos 22, Kleber saiu lesionado pelo Coritiba. Entrou o atacante Vinícius. No Atlético, saiu o meia Vinícius e entrou o centroavante André Lima.

Depois de todas as mudanças, o Coritiba voltou a dominar o jogo. Aos 28, o primeiro gol do Coritiba. Vinícius começou a jogada, Negueba cruzou com perfeição e Thiago Lopes, livre, marcou de cabeça. Aos 37, o segundo gol do Coritiba. Vinícius sofreu pênalti. Juan cobrou e fez 2 a 0. O Atlético reclamou que essa falta foi fora da área. Lance polêmico.

ATLÉTICO 0 x 2 CORITIBA
Atlético: Weverton; Eduardo, Vilches, Paulo André e Pará (Roberto); Otávio, Deivid, Marcos Guilherme (Giovanny), Vinícius (André Lima) e Pablo; Walter. Técnico: Paulo Autuori
Coritiba: Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Negueba (Amaral), Juan e Dudu (Thiago Lopes); Kleber (Vinícius). Técnico: Gilson Kleina
Gols: Thiago Lopes (28-2º), Juan (37-2º)
Expulsão: André Lima (39-2º)
Cartões amarelos: Vinicius, Otávio, André Lima (A). Kleber, Juninho, Vinícius, Negueba (C).
Árbitro: Fábio Filipus
Público: 24.816 total
Renda: R$ 807.580
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Vinícius cruza. Walter pega de raspão. A bola vai ao lado.
5 – Cruzamento de Juan. Negueba cabeceia forte. Weverton faz grande defesa.
16 – Negueba chuta de longe. A bola passa perto do ângulo.
20 – Negueba puxa o contra-ataque. Juan cruza rasteiro. Weverton corta. A bola sobra para Kleber, na cara do gol. Ele se atrapalha e perde.
34 – João Paulo bate escanteio. Alan Santos desvia para a segunda trave. Kleber salta e chuta para fora.
44 – Walter cruza. Pará cabeceia ao lado do gol.

Segundo tempo
5 – Alan Santos chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
6 – Vinícius enfia. Marcos Guilherme recebe na área e toca para Walter, na cara do gol. Ele não alcança.
14 – Alan Santos chuta de longe. Weverton espalma.
16 – Negueba para Juan para Kleber, que chuta prensado na defesa.
17 – Juan cobra escanteio. Paulo André sobe com Juninho e desvia bola. O Coritiba pede toque de mão e pênalti no lance.
28 – Gol do Coritiba. Negueba avança pela direita e cruza para o meio da área. Thiago Lopes aparece livre e cabeceia.
29 – Negueba cruza rasteiro. Juan entra livre na área e chuta para fora.
35 – Vinícius é derrubado por Eduardo na linha da área. O árbitro marca pênalti. O Atlético alega que a falta foi fora da área.
37 – Gol do Coritiba. Juan cobra o pênalti e desloca o goleiro.