Um milionário esquema de fraude na internet levou uma quadrilha para a cadeia em Cascavel, Oeste do Paraná, na última segunda-feira (21). Equipamentos eletrônicos como notebook, celulares e tablets eram vendidos, mas jamais chegavam aos consumidores.

A empresa de fachada, batizada de Atacado Magazine, anunciava os artigos em seu site, prometendo atender clientes em todo o Brasil, mas os produtos não eram entregues.

O esquema garantia à quadrilha uma vida de luxo. Os suspeitos moravam em casas alugadas de alto padrão, com direito a festas organizadas durante toda semana, regadas a uísque e vodca, além de usarem carros caros e importados. Uma conta bancária detectada pela polícia indicou a movimentação de cerca de R$ 600 mil só nas últimas semanas, com registros de vários saques efetuados pelos envolvidos. Estima-se que o golpe passe de R$ 1 milhão.

As investigações do Setor de Estelionato, Fraudes e Crimes contra a Economia (Sicrefe), da 15ª Subdivisão da Polícia Civil de Cascavel duraram dois meses. O mentor da quadrilha era um homem de 33 anos. Ele já havia sido preso em 2012, em Goiás, pelo mesmo crime. À época a empresa utilizava um endereço na cidade de Palmas, no Estado de Tocantins.

Ele foi preso em uma casa no Bairro Coqueiral, junto com outros três suspeitos todos envolvidos na fraude.

Com eles a polícia apreendeu computadores e três carros: uma BMW, um Sandero e um Citroën C4. Todos os veículos estão em nome de terceiros, que agora serão investigados pela polícia. Se não houver ilícitos, os automóveis serão devolvidos.

Apesar de a quadrilha atuar em Cascavel, a documentação da empresa está registrada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo (SP). Todos foram autuados pelo crime de estelionato e estão à disposição da Justiça.