SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cérebro da seleção holandesa que ajudou a revolucionar o futebol na Copa do Mundo de 1974, Johan Cruyff sempre gostou de filosofar a respeito do futebol. Respeitado pela inteligência dentro e fora de campo, o holandês fez sucesso como técnico.

Após um início vencedor no Ajax, assumiu o Barcelona, onde levou o clube ao primeiro título europeu de sua história em 1992. Com muita qualidade técnica e movimentação constante, aquele time teve influência profunda na forma de jogar futebol.

Técnicos como Pep Guardiola e Luis Enrique iniciaram a carreira inspirados pelas ideias de Cruyff. Veja algumas frases do holandês. “Futebol é simples, mas é difícil jogar simples.” “Sem a bola você não pode vencer.” “Toda desvantagem tem a sua vantagem.” “Antes de eu cometer um erro, eu não vou cometer esse erro.” “Coincidência é lógica.” “Os italianos não podem nos vencer, mas nós certamente podemos perder deles.” “Eu não sou religioso. Na Espanha, todos os 22 jogadores fazem o sinal da cruz antes de entrar em campo. Se funcionasse, então sempre daria empate.” “Eu não quero ser um ladrão da minha própria carteira.”