MARCO ANTÔNIO MARTINS RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Diagnosticado com um linfoma ósseo, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, 60, tentou se mostrar disposto para o tratamento que começa nesta sexta (25). “Vou encarar esse momento com muita determinação e firmeza. Sei que tem coisas piores na vida. Deus dá pra gente o fardo que podemos carregar”, disse o governador, nesta tarde de quinta (24).

O governador estava no auditório do hospital Pro-Cardíaco, na zona sul do Rio, acompanhado da primeira-dama do Estado, Maria Lúcia, e dos médicos Claudio Domenico e Daniel Tabak. Inicialmente, o governador irá tirar uma licença de 30 dias do cargo. No período de licença de Pezão, o vice-governador Francisco Dornelles (PP), 81, assume o cargo. “Estarei ligado o tempo todo. Hoje em dia com o WhatsApp se resolve com três ou quatro despachos por dia. E conto com o Dornelles e os secretários. Não vai ter problema”, disse o governador. Pezão conta que começou a sentir calafrios no último dia 4, véspera da convenção do PMDB, em Brasília.

No sábado, com febre, foi orientado pelo médico Domenico a voltar para o Rio e ser submetido a exames. O governador está internado há 13 dias. De acordo com o oncologista Daniel Tabak, o governador foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, tipo T, anaplásico, de grandes células, ALK positivo. Tabak avalia que o governador está com uma doença incomum e bastante agressiva. “Por isso, potencialmente, curável”, diz.

 

RECOMENDAÇÃO MÉDICA

O médico conta que ainda nesta tarde de quinta Pezão passará por uma cirurgia para a implantação de um catéter sub-cutâneo. O procedimento é considerado simples e a anestesia será local. A partir de sexta (25) terá início a quimioterapia. A previsão é que o governador seja submetido de seis a oito ciclos de 21 dias de quimioterapia. O primeiro dia de sessão terá uma duração maior de duas a três horas. E nos dias seguintes, cada sessão terá duração de 1h. “Não existe comprometimento hepático ou renal. O quadro clínico dele é bom. A sua idade também é um fator favorável.

O comprometimento está limitado ao esqueleto”, diz Daniel Tabak. A oitava e nona vértebra do governador estão comprometidas pelo linfoma, de acordo com os exames feitos na sexta (18). O médico afirma que a doença não pode ser atribuída à atividade do governador. “Não temos uma causa específica. Podem estar associadas a vírus ou bactéria. A recomendação médica é que o paciente seja preservado para o tratamento”, afirma Tabak.