SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com respaldo de bombardeios russos, forças do governo da Síria tentam retomar o controle da cidade histórica de Palmira, sob domínio do Estado Islâmico desde maio do ano passado, segundo informou uma TV estatal síria e um observatório de direitos humanos.
De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, baseado no Reino Unido, as forças armadas sírias avançaram, nesta quinta-feira (24), por um distrito no sudoeste da cidade e alcançaram uma área residencial.
Tropas também teriam feito avanços no norte da cidade, informou a entidade e a TV estatal Ikhbariya.
Há relatos, no entanto, de que as forças não conseguiram ainda entrar na cidade. O ativista Osama al-Khatib, baseado na Turquia e original de Palmira, afirmou que as tropas ainda estão nos arredores da cidade.
Uma ofensiva para retomar Palmira foi iniciada no início deste mês. Esta semana, as tropas conseguiram avançar sobre colinas ao redor da cidade, considerada patrimônio mundial pela Unesco.
A tomada de Palmira pelo Estado Islâmico, no ano passado, preocupou o mundo de maneira especial, já que os extremistas destruíram pelo menos parte do patrimônio mundial existente na região.
Recapturar a cidade seria uma vitória significativa tanto para as forças sírias quanto para a Rússia, que anunciou, no início do mês, a retirada de parte de suas forças do território sírio, depois de meses de bombardeios que conseguiram favorecer o lado do ditador Bashar al-Assad na guerra civil que o país enfrenta há cinco anos.