O número de alvarás de conclusão para unidades residenciais em Curitiba atingiu o menor volume dos últimos seis anos. Os dados da pesquisa mensal da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), em parceria com a Brain Bureau de Inteligência Corporativa, revelam que de janeiro a março desse ano, o Habite-se, certificado de conclusão de obras, foi emitido para 2.246 imóveis na capital, menor número desde 2010, quando contemplaram 1.874 edificações para o período.

O pico de emissões de alvarás de conclusão na cidade no primeiro trimestre aconteceu em 2013, quando 4.118 unidades foram licenciadas. O estudo é o mais completo do setor de incorporação imobiliária para Curitiba e região.

Analisando apenas os apartamentos residenciais novos em Curitiba, no ano passado foi entregue o menor volume de unidades novas dos últimos cinco anos. Em 2015, foram repassadas 7.634 habitações aos compradores, contra 7.924 unidades entregues em 2010. Acompanhando a curva de redução dos alvarás de conclusão, o pico de entregas foi em 2013, quando 13.633 apartamentos residenciais foram transferidos aos adquirentes.

A presidente da Ademi/PR, Aline Perussolo Soares, comenta que essa diminuição, aliada à redução do número de unidades lançadas e ao recuo do estoque pelo quarto mês consecutivo, evidenciam que o setor está encerrando o seu ciclo de ajuste em Curitiba, com equalização da oferta e da demanda.

A conjunção dessas variáveis indica que, mantendo-se essas condições, é possível que haja uma drástica redução da oferta de imóveis novos na cidade em breve. Ainda, sinaliza que os novos empreendimentos virão com preços maiores do que os atuais e quem esperar poderá pagar mais pelo mesmo imóvel. Por isso, a hora de comprar é agora, avalia.

A pesquisa da entidade de classe revela ainda que o volume de alvarás para construção residencial emitidos no primeiro trimestre desse ano alcançou o menor patamar desde 2008.