Franklin de Freitas – Arena da Baixada: público limitado

A 5ª Vara Cível de Curitiba concedeu liminar para seis sócios do Athletico Paranaense para que tenham o direito de entrar na Arena da Baixada em dias de jogos. O grupo de seis torcedores entrou com o pedido de liminar na Justiça, na última sexta-feira, após o presidente do clube, Mario Celso Petraglia, afirmar que o estádio não vai receber torcida até a pandemia estar controlada.

A decisão judicial libera a presença apenas desses seis sócios do clube e não autoriza a entrada de outros torcedores.

Em caso de desrespeito da liminar, o Athletico terá que pagar multa de R$ 100 mil.

A decisão não é válida para o Campeonato Brasileiro. O Conselho Técnico da competição ainda não definiu uma data para o retorno da torcida ao estádio.

A próxima partida é contra o Peñarol, nesta quinta-feira (dia 30), pela semifinal da Copa Sul-Americana.

A prefeitura de Curitiba liberou até 5 mil pessoas em jogos de futebol, estabelecendo ao mesmo tempo uma série de medidas para evitar a propagação do coronavírus. O Coritiba, por exemplo, recebeu público na partida do último sábado, limitando o Couto Pereira a 5 mil lugares. Apenas 1.400 torcedores foram ao jogo contra o Guarani, pela Série B.

No processo judicial, Athletico alegou que “é necessário que o clube se prepare para respeitar referida regra”, adaptando cadeiras no estádio para respeitar o distanciamento mínimo. O clube também alegou que o número de sócios (cerca de 20 mil) é maior do que o autorizado pelo decreto estadual (5 mil pessoas). O Furacão também declarou que “deferida a liminar, haverá aglomeração de torcedores nas imediações do estádio para tentar o acesso à partida”.

Na Copa Sul-Americana, o Peñarol teve a liberação de até 16 mil torcedores na partida de ida da semifinal, no Campeón Del Siglo, contra o Athletico.

O Athletico ainda não se manifestou sobre a decisão liminar dessa terça-feira (dia 28).