divulgação – Alykhan Karim

Marca fundada pelo empresário californiano, Alykhan Karim, a Sonoma se tornou referência pela curadoria e seleção criteriosa de rótulos que compunham seu catálogo, boa parte fruto de importação própria. 

Porém, desde o início o projeto era muito mais ambicioso e agora em 2021 estreia com a proposta principal: Sonoma Market, uma empresa com o modelo de marketplace, a primeira da América Latina focada no segmento de bebidas e alimentos, capaz de oferecer maior gama de vinhos, destilados e produtos gastronômicos de alta qualidade. “Hoje há plataformas de marketplace para todas as atividades que fazemos: Uber e 99 para buscar transporte, Airbnb para buscar onde se hospedar, Ifood e Rappi para pedir delivery de restaurantes, Shopify para montar um e-commerce. Então me perguntava: por que não há nenhuma para a compra de bebidas e alimentos de alta qualidade?”, diz o CEO.  

A partir de uma pesquisa feita pelo time da Sonoma Market, o Brasil pode ser o país ideal para este modelo de atuação. Segundo consultorias do setor de vinhos, 20% do consumo de vinho fino no Brasil é através de compras online, contra 3% nos Estados Unidos. “Entendemos e já validamos que o consumidor de vinhos também preza pelos alimentos de alta qualidade. Porém, hoje há poucas lojas especializadas. Alguns players conhecidos do mercado atendem apenas alguns bairros de São Paulo, através de lojas de varejo tradicionais. 

O lançamento do modelo marketplace ocorreu em meados de 2020, com a integração dos primeiros Sellers na plataforma. Sendo responsável, em boa parte, pelo crescimento da empresa, resultando em um aumento de receita de 205% em relação ao ano anterior.  

Com isso a Sonoma Market enxerga uma venda pela plataforma que aproximará os R$100 milhões em 2022. 

A Sonoma Market oferece um sistema fulfillment (full commerce) – um conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final. Nesse sistema, a Sonoma Market começou a integrar seus sellers em meados do ano passado, em plena pandemia. Alguns fornecedores abalados pela crise e na busca de novos mercados, viram na Sonoma Market a possibilidade de ter um suporte para cuidar de toda a logística, embalagem e entrega; junto com o acesso à base fiel de consumidores da plataforma. Esta é uma grande vantagem, principalmente para pequenos produtores, produtores artesanais e importadoras de pequeno porte. 

Com uma sólida base de clientes, produtores e fornecedores, a Sonoma Market vem confirmando que o Brasil é um dos mercados mais promissores para o segmento de vinhos. “As vendas dos nossos sellers, como grupo, estão crescendo 92% por mês desde agosto de 2020. Temos a certeza que nossa plataforma de marketplace oferecerá cada vez mais um valor inigualável, pois nela oferecemos aos consumidores, acesso a produtos excepcionais que não estão disponíveis nas grandes redes ou plataformas, além de marcas já consagradas, muitas vezes oferecidos aos valores mais atraentes do mercado.”, saliente o CEO

No novo modelo, a Sonoma Market deixa de ser apenas um curador dos produtos que vende e passa a ser também um curador dos curadores que expõem seus produtos no marketplace. Segundo Alykhan, “nossos sellers são também nossos clientes. Fornecemos os dados de venda e das buscas na plataforma; informamos o que está vendendo, o que está gerando maior número de buscas e maior número de conversão. Por conta da nossa especialização na área de bebidas e alimentos premium, e por conta da tecnologia própria, os sellers vendem, em média, 4,2 vezes mais na Sonoma Market que na MagaLu ou Mercado Livre (dados do mês de março/2021)”. 

Hoje a Sonoma Market apresenta, em média, 1.000 produtos ativos na vitrine do seu site (com previsão de chegar a 4.000 até o final de 2021), tendo destaque para os vinhos mas também com acessórios para bebidas, massas, azeites, embutidos, destilados de diversos tipos, e, em breve, queijos, chocolates e comidas frescas. Em 2020 a Sonoma Market entregou cerca de 500.000 vinhos e outros produtos, onde o ticket médio de cada venda está em torno de R$60. 

Entre os casos de sucesso estão os vinhos Pé-Tinto, alentejano da Herdade do Esporão, que vendeu 20.000 garrafas em 2020. No mesmo período foram vendidas 4.000 garrafas do Chablis do Domaine Chatelain, um vinho de categoria super premium, cujo valor unitário da garrafa está acima dos R$200. No último semestre o fenômeno de vendas foi o Banfi Sorbus Malbec Orgânico, vinho argentino produzido pelo Castello Banfi, de Montalcino, Itália. No período foram vendidas 10.000 garrafas deste vinho. Outro tema que tem despertado interesse dos consumidores da Sonoma Market são os vinhos brasileiros de pequenos produtores e artesanais, como Faccin e Era dos Ventos. Como exemplo, a importadora Qualimpor, e outras que estão entre as maiores do país, estão em processo de integração na nossa plataforma. 

Um dos principais passos previsto para 2021 será a ampliação para outras cidades estratégicas a modalidade de entrega em 60 e 90 minutos (Entrega 60 e Entrega 90), hoje oferecido em horários determinados nos sete dias da semana, para a Grande São Paulo. A empresa também pretende lançar dois novos aplicativos, para consumidores e para sellers, até meados do ano. 

Serviço:

Site: sonoma.com.br

Contato para sellers: [email protected]

(fonte: Assessoria)