Divulgação/Assessoria de imprensa

Quem nunca rolou o feed de uma rede social e encontrou uma reflexão inspiradora publicada ao lado da foto de Clarice Lispector ou Jô Soares? Provavelmente todas as pessoas que navegam pelas mídias digitais já vivenciaram situação parecida e, algumas, até compartilharam, levando a informação adiante sem duvidar. Curiosos e desconfiados, pesquisaram e descobriram que aquela frase tão emblemática não foi dita por Jô Soares nem escrita por Clarice. Para evitar que pessoas sejam enganadas por esse tipo de desinformação, o site Pensador criou uma nova funcionalidade. Após verificação da autoria das frases que estão hospedadas no portal, os textos receberão um selo de verificação para orientar o leitor sobre a confiabilidade da autoria atribuída a essas frases. A novidade já está funcionando.

O Pensador reúne o maior acervo de frases, poemas e pensamentos em língua portuguesa e é abastecido por conteúdo de forma colaborativa. Além da curadoria da equipe da 7Graus, pessoas comuns também podem alimentar o espaço digital com novas informações. “A necessidade surgiu da observação de alguns comportamentos na plataforma, que vão de meros equívocos, passando por plágios e indo até à mais absoluta má-fé, por exemplo, com a retirada de determinada frase do seu contexto original, ou a atribuição de uma citação absolutamente falsa”, explica Paulo Stenzel, head de marketing da 7Graus.

Double check

Com mecanismos cada vez mais aprimorados na disseminação de informações falsas, instituições públicas e privadas, além dos veículos de imprensa tradicional, têm investido em instrumentos de checagem de dados e de educação midiática, para instruir as pessoas a identificar publicações que distorcem a verdade. Parte fundamental desse processo é descobrir a autoria dos textos que circulam na internet. “Nossa equipe faz acompanhamento e revisão permanente das novas citações inseridas no site, mas, com mais de 2 milhões de frases registradas, é praticamente impossível garantir que absolutamente todas essas entradas sejam verificadas”, alerta. “O selo de verificação surge como uma ferramenta para identificarmos, para o nosso público, que determinado pensamento teve a sua autoria confirmada”.

O processo de verificação do Pensador é feito por meio da utilização de fontes online confiáveis ou de buscas na obra original, seja livro, filme, série ou artigo, sempre que possível. Outros sites de frases, ou páginas em redes sociais, que indicam autorias sem as respectivas fontes não são considerados. Em alguns casos, há um contato direto e a colaboração com pesquisadores brasileiros e internacionais que se dedicam ao tema e mantêm projetos de combate à desinformação e fake news. Em casos extremos, por exemplo, quando existe a tentativa de disseminação de discurso de ódio, o conteúdo é eliminado do site.

Como ajudar: denuncie
Uma vez que é impossível verificar milhões de frases, a ajuda dos usuários do Pensador é fundamental. Para isso, basta abrir a página de uma frase e procurar, por baixo da citação, o link “Reportar / Denunciar” – Ali, é possível indicar qualquer problema e solicitar a verificação do pensamento em questão. No formulário disponível, que reporta a situação, é possível explicar com detalhes e anexar algum link que assegure a fonte correta, indicar fonte e comprovar ou desmentir a autoria. Todas as mensagens são lidas, analisadas e recebem resposta da equipe do Pensador.

É fake! Frases famosas são atribuídas a pessoas erradas, distorcidas ou tiradas de contexto
“O Brasil não é um país sério”. Atribuída ao presidente francês Charles de Gaulle. Foi dita pelo embaixador brasileiro na França, Carlos Alves de Souza.

“Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de dizê-las.” Atribuída a Voltaire. Foi criada pela escritora Evelyn Beatrice Hall, quando escreveu a biografia do filósofo, para sintetizar o pensamento de Voltaire.

“Os fins justificam os meios.” Atribuída a Maquiavel. O autor original é desconhecido, mas esta foi uma forma de tentar resumir a mensagem do livro “O Príncipe”, o que acabou por distorcer, para sempre, toda a mensagem da obra.

“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo.” Recentemente, tem sido muito atribuída a Eça de Queirós, mas pode ser encontrada com a assinatura de outros autores. Esta é uma frase de origem popular e, por isso mesmo, de autor desconhecido.

“A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.” Atribuída a Albert Einstein. A frase é originalmente encontrada em publicações, dos anos 1980, dos Narcóticos Anônimos.

“Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.” Atribuída a Che Guevara. Autor desconhecido.

Sobre a 7Graus

A 7Graus é uma empresa tecnológica portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br.