Athletico x Botafogo, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil (Crédito: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense venceu por 3 a 2 o Botafogo, nessa quarta-feira (dia 17) à noite, na Arena da Baixada, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta está marcado para 31 de maio, no Rio de Janeiro. O Furacão vai jogar pelo empate para avançar às quartas de final. Se perder por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. A equipe carioca precisa ganhar por dois gols de diferença. O gol como visitante não é critério de desempate.

O nome do jogo foi o meia Vitor Bueno, que entrou no segundo tempo e mudou o rumo da partida: marcou um golaço de fora da área e participou diretamente dos outros dois gols.

FASE E FATOR CAMPO
O time do técnico Paulo Turra está embalado por 5 vitórias consecutivas. E também ampliou a série invicta como mandante para 17 jogos (15 vitórias e 2 empates). A última derrota em casa foi há quase sete meses, em 25 de outubro de 2022 (3 a 1 para o Palmeiras, pela 34ª rodada do Brasileirão).

RETROSPECTO
Outra série invicta é nos duelos como mandante contra o Botafogo. Jogando em casa, o Furacão não perde para o time carioca desde 2008 — 3 a 0, pelo Brasileirão. Foram 10 vitórias e 3 empates entre as duas equipes nos confrontos em Curitiba.

ARBITRAGEM
Logo aos 30 segundos, Christian caiu na área ao dividir com Di Placido. A falta é clara, mas a imagem da TV deixa dúvidas se foi dentro ou fora da área. O VAR entendeu que foi falta fora da área, mas chamou o árbitro para verificar possível cartão vermelho para o defensor. Ele decidiu não expulsar o jogador.

ARTILHEIROS
O volante Fernandinho chegou a 24 gols em 153 jogos pelo clube. O centroavante Vitor Roque é o vice-artilheiro do time em 2023, com 8 gols em 18 jogos. E o meia Vitor Bueno passou a dividir o 3º lugar da artilharia do Furacão com Terans.

PRINCIPAIS ARTILHEIROS DO ATHLETICO EM 2023

JogadorPosiçãoGolsJogos
1º Pablocentroavante1028
2º Vitor Roquecentroavante818
3º Teransmeia522
3º Vitor Buenomeia524
5º Christianvolante419
5º Alex Santanavolante420
5º Erickvolante424
8º Canobbioponta321

ESCALAÇÃO
Pedro Henrique, Rômulo, Marcelo Cirino e Léo Cittadini eram as baixas no Athletico, todos em recuperação. Por desgaste físico ou pelas características do adversário, a saída do meia Terans para a entrada do ponta Canobbio foi a única alteração em relação ao último jogo. Turra armou o time no 4-2-3-1, com Fernandinho e Erick como volantes. A linha de três do setor ofensivo tinha Canobbio (direita), Christian (centro) e Pablo (esquerda).

NOVATO
A novidade no banco de reservas foi o lateral-esquerdo Arthur Zanella, 18 anos, revelação das categorias de base. Ele foi promovido do sub-20 após a demissão de Pedrinho.

BOTAFOGO
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo não contava com Danilo Barbosa, Matías Segovia e Rafael. O técnico Luís Castro fez quatro mudanças, deixando quatro titulares no banco e escalando os reservas Hugo, Gabriel Pires, Lucas Fernandes e Luis Henrique. O esquema era o 4-2-3-1, com Gabriel Pires (centro), Júnior Santos (direita) e Luis Henrique (esquerda) na linha de três.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve domínio do Athletico, que sufocou o adversário nos 30 minutos iniciais, criando cinco boas jogadas ofensivas, além de um lance de possível pênalti em Christian. Nesse período, o mandante contou com bom apoio de Khellven e Canobbio pela direita, e boas tramas de Pablo, Vitor Roque e Christian pelo centro. O Botafogo ficou recuado e suportou a pressão até os 38, quando abriu o placar em cobrança de escanteio. Tiquinho Soares aproveitou desvio de Thiago Heleno e chutou no canto: 1 a 0. Dois minutos depois, depois de bola rebatida, Luis Henrique chutou do bico da área e a bola desviou em Zé Ivaldo para enganar Bento: 2 a 0. Foram as únicas jogadas ofensivas do time carioca na primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saíram Christian e Khellven para as entradas do meia Vitor Bueno e do lateral Madson. O Athletico diminuiu aos 10, em escanteio de Vitor Bueno, desvio de Madson e chute de Vitor Roque. E virou aos 16, em belo chute de fora da área de Vitor Bueno: 2 a 2. Aos 24, saiu Pablo e entrou o ponta Willian Bigode. Aos 30, o volante Alex Santana entrou no lugar de Erick. Aos 34, saiu Canobbio e entrou o ponta Cuello. O gol da vitória veio aos 36, em cobrança de falta de Vitor Bueno para a área e finalização de cabeça de Fernandinho. O mandante foi dono do segundo tempo e quase não cedeu espaços ao visitante.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Athletico teve 54% de posse de bola, 23 finalizações (6 certas) e 80% de precisão nos passes. O Botafogo somou 6 arremates (4 certos) e 73% de acerto nos passes. Os dados são do Sofascore.

ATHLETICO 3×2 BOTAFOGO
Athletico: Bento; Khellven (Madson), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Fernando; Fernandinho e Erick (Alex Santana); Pablo (Willian Bigode), Christian (Vitor Bueno) e Canobbio (Cuello); Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryleson, Víctor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê e Gabriel Pires; Júnior Santos, Lucas Fernandes (Eduardo) e Luis Henrique (Victor Sá); Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro
Gols: Tiquinho Soares (38-1º), Luis Henrique (40-1º), Vitor Roque (10-2º), Vitor Bueno (16-2º) e Fernandinho (36-2º)
Cartões amarelos: Fernandinho (A). Gabriel Pires, Cuesta (B).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Público: 23.243
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Christian cai na área ao dividir com Di Placido. O árbitro não marca o pênalti.
12 – Fernandinho toca para Pablo, que invade a área e chuta perto, ao lado do gol.
15 – Khellven cruza. Christian cabeceia. A zaga tira em cima da linha.
18 – Pablo aciona Vitor Roque, que gira e chuta de fora da área. A bola passa perto.
38 – Gol do Botafogo. Escanteio. Lucas Fernandes cruza para a 2ª trave. Thiago Heleno desvia para atrás, mas a bola cai nos pés de Tiquinho Soares, que chuta no canto.
40 – Gol do Botafogo. Tiquinho Soares avança pela esquerda. A bola rebate e sobra para Luis Henrique, no bico da área. Ele chuta. A bola desvia em Zé Ivaldo e engana Bento.

Segundo tempo
10 – Gol do Athletico.
Vitor Bueno cobra escanteio. Madson desvia de cabeça na 1ª trave. Vitor Roque domina na pequena área e fuzila.
11 – Tiquinho Soares chuta de fora da área. Bento pega no canto.
16 – Gol do Athletico. Vitor Roque rola para Vitor Bueno, que solta bomba de longe e acerta o cantinho.
24 – Depois de escanteio, Zé Ivaldo ajeita de cabeça e Pablo chuta para fora.
35 – Escanteio. Vitor Bueno cruza. Thiago Heleno desvia de cabeça na 1ª trave e Vitor Roque quase alcança na pequena área.
36 – Gol do Athletico. Falta na direita. Vitor Bueno cruza na 1ª trave. Fernandinho cabeceia e encobre o goleiro.
43 – Fernandinho solta a bomba de fora da área. O goleiro espalma no canto.