O Movimento Recriança: incentivo à frequência escolar e trabalhos preventivos junto às crianças (foto: Divulgação / Movimento Recriança)

A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional estabelece que a “educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. O documento de 1996 prevê ainda “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; e respeito à liberdade e apreço à tolerância”.

A importância da educação na vida de um ser humano faz parte também da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que determina que “toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório”. E que “a educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos”.

O acesso à educação é capaz de mudar uma realidade. Acreditando nesse ideal, um grupo de pessoas criou em 1995, no distrito de Bateias, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o Movimento Recriança. “Surgiu da necessidade de fazer alguma coisa em prol da comunidade de Bateias. Nesses anos de trabalho, tivemos a oportunidade de mudar a vida de várias crianças e suas famílias, mostrando que existe um futuro diferente daquele até então vivido por eles”, afirma Regina Ferreira, presidente e uma das fundadoras do Movimento Recriança.

A entidade presta auxílio a crianças carentes e suas famílias, desenvolvendo trabalhos preventivos, reduzindo o risco de exclusão, drogas, delinquência e prostituição. Em sua sede, o Recriança atende crianças entre 6 e 12 anos e foca as suas ações na educação, com objetivo de incentivar a frequência escolar e evitar evasão. As atividades acontecem aos sábados, quando são desenvolvidas inúmeras tarefas que vão desde reforço escolar, aula de informática, desenho e até confecção de brinquedos com sucatas, sempre buscando estimular e desenvolver a criatividade e a sociabilidade.

A instituição mantém suas atividades com o que arrecada em eventos beneficentes, como bazares de roupas e calçados usados e utensílios doados, e em campanhas de arrecadação de alimentos. “Realizamos campanhas pontuais de arrecadação de alimentos, que são utilizados para a preparação das refeições servidas às crianças. O excedente é entregue em forma de kits de alimentos, para as famílias das crianças”, conta Regina.

O Movimento Recriança é meu objetivo de vida. Não sei o que seria da minha vida se não estivesse aqui.”

Regina Ferreira, presidente e uma das fundadoras do Movimento Recriança.

FICHA
Movimento Recriança
Quando começou:
Em 1995.
Forma de atuação: Voluntária e equipe própria.
Quais são as ações praticadas: Reforço escolar.
Público-alvo: Crianças de 6 a 12 anos de Bateias, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.
Parceria com órgãos públicos: Não.
Como colaborar: Caso tenha interesse em conhecer ou participar do Movimento Recriança, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 99995-2638.

O projeto Rede do Bem
Para comemorar os seus 40 anos, o Bem Paraná criou o projeto Rede do Bem, que vai reunir o perfil de 40 entidades e ONGs de Curitiba voltadas a ajudar causas relevantes para sociedade. Até a data do aniversário do Bem Paraná, no dia 17 de junho deste ano, serão publicados os perfis das entidades às quartas, quintas e sexta, com o objetivo de divulgar o trabalho e assim fomentar a participação da sociedade.