Treino do Paraná Clube na Vila Capanema, com torcida, neste sábado (foto: reprodução / Instagram @paranaclube)

O Paraná Clube enfrenta o Patriotas neste domingo (25), às 15h30, na Vila Capanema. A partida fecha o turno único da segunda divisão do Campeonato Paranaense. Para o time da Vila, é a última chance de se classificar para as semifinais, mas será preciso vencer e torcer por resultados paralelos.

A partida será transmitida pelo Youtube da Federação Paranaense de Futebol e pela TV Paraná Turismo.

TABELA

Na Segundona estadual, os quatro primeiros se classificam para as semifinais. Os vencedores das semifinais, aí sim, garantem o acesso à primeira divisão estadual.

O Paraná, no momento, está em 5º lugar, com 13 pontos, atrás de Iguaçu, de União da Vitória (3º colocado, com 13), e Apucarana (4º, com 13). Tricolor da Vila Capanema leva desvantagem no número de vitórias, primeiro critério de desempate em caso de pontuações iguais na classificação.

VENCER E TORCER

Para se classificar, o Paraná precisa, primeiramente, vencer o Patriotas dentro de casa. Além disso, também deve torcer por um tropeço do Apucarana ou do Iguaçu. Este último joga em Campo Largo contra o lanterna Araucária (que perdeu todos os jogos e levou 27 gols). O Apucarana encara o Laranja Mecânica (7º lugar, já sem chance de se classificar ou risco de ser rebaixado) em Arapongas. Se Apuracana e Iguaçu vencerem na última rodada, o Paraná estará eliminado.

Se o Paraná empatar, terá que torcer necessariamente para Iguaçu ou Apucarana perderem. E ainda terá que torcer para o PSTC (12 pontos) não vencer o Andraus.

“Esse último jogo da primeira fase, onde nos credencia a uma vaga [na semifinal], tem mais ingredientes de final, como todos foram. Ainda mais agora, precisando do resultado e dependendo do tropeço dos nossos adversários. Fica ainda mais apimentada, digamos assim, a competição e a rodada final da primeira fase”, disse o técnico do Paraná, Fahel Júnior.

LOCAL DO JOGO

Apesar de jogar na Vila Capanema, o Paraná não terá apoio da torcida das arquibancadas. O clube foi punido com cinco jogos com portões fechados. Isso porque, em 2022, torcedores invadiram o campo e agrediram jogadores após a derrota de 3 a 1 para o União Beltrão, que causou o rebaixamento do Paraná.

A partida contra o Patriotas é a última da série de jogos sem torcida. Se passar às semifinais, o Paraná poderá contar com torcedores na Vila Capanema.

Em outros jogos do Paraná na Vila, torcedores da equipe acompanharam a partida no lado de fora do estádio, o que não é proibido. Neste sábado (24), o clube realizou um treino na Vila e abriu o estádio para os torcedores, o que também não é proibido.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

O Paraná terá os retornos dos atacantes Romarinho e Liliu, que cumpriram suspensão na última partida. Para completar o trio de ataque, há dúvida entre Anderson Tanque e Adílio Gomes. No meio, há duas vagas para quatro volantes: Guilherme Pitbull, Romário, Gui Marques e Caio, com mais chance para os dois primeiros.

ESCALAÇÃO DO PATRIOTAS

Fundado em 2020, o Patriotas originalmente é de Curitiba e tem usado a Vila Capanema para mandar seus jogos. O time é treinado pelo ex-atacante Pedrinho Maradona. Está invicto na Segundona (6 vitórias e 2 empates), soma 20 pontos e classificou-se para as semifinais em primeiro lugar. Um dos destaques é o meia Castanha, que jogou no Paraná em 2021 e 2022.

PARANÁ x PATRIOTAS

Paraná: Felipe; Luís Roberto, Júlio Vaz, Geovane e Rafael Furlan; Guilherme Pitbull (Caio) e Romário (Gui Marques); Anderson Tanque (Adílio), João Gabriel e Romarinho; Liliu. Técnico: Fahel Júnior
Patriotas: Júlio César; Leo Simas, Sorriso, João Teixeira e Caio Queiroz; Dionatan, Maycon Canário, Eduardo Copetti e Castanha; Luccas Brasil e Paulo Careca. Técnico: Pedrinho Maradona
Árbitro: Robson Babinski
Local: Vila Capanema, em Curitiba, domingo, às 15h30