Zapelli comemora gol em Athletico 2×0 Cuiabá (Crédito: Valquir Aureliano)

Seis jogadores do Athletico Paranaense foram convocados para jogos por seleções durante a próxima Data Fida, entre 7 e 12 de setembro. Os últimos dessa lista são o meia Bruno Zapelli, 21 anos, e o lateral Lucas Esquivel, 21 anos, chamados nessa quinta-feira (31) pelo técnico Lionel Scaloni para duas partidas pela Argentina nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Antes da dupla argentina, foram convocados o goleiro Mycael e o centroavante Vitor Roque (ambos para a seleção brasileira pré-olímpica), o meio-campista Arturo Vidal (Chile) e o ponta Fernando Nava (Bolívia).

As convocações não interferem na escalação do técnico do Athletico Paranaense, Wesley Carvalho, para o jogo deste sábado, contra o Atlético-MG, na Ligga Arena. Depois desta partida, o Brasileirão vai parar por dez dias, para a Data Fifa, e só retorna em 13 de setembro, quando o Furacão pega o Flamengo, em Cariacica (ES). Como os convocados podem atuar em 12 de setembro, não é certeza que terão condições de jogo no dia 13.

A Argentina, atual campeã mundial, enfrenta o Equador em 7 de setembro, em Buenos Aires, e a Bolívia em 12 de setembro, em La Paz, na Bolívia. Se Zapelli e Esquivel não atuarem na Bolívia, poderão jogar no dia 13, desde que a viagem até Curitiba ocorra dentro do planejado.

Os convocados por Scaloni (Crédito: Divulgação/seleção argentina)

Há ainda a possibilidade que os dois argentinos não sejam aproveitados nas Eliminatórias, e acabem participando de amistoso com a seleção argentina sub-23. Scaloni chamou 32 jogadores.

Zapelli
Nascido na Argentina, Bruno Zapelli possui nacionalidade italiana e chegou a defender a seleção sub-21 da Itália, em março de 2023 — atuou na vitória por 2 a 0 contra a Sérvia. Em julho, ao se apresentar ao Athletico Paranaense, ele afirmou que o sonho era jogar pela Argentina.

Desde que chegou ao clube, em 21 de julho, atuou em quatro partidas, somando 130 minutos em campo. Só foi titular uma vez: no empate contra o Santos. Marcou um gol – foi na vitória contra o Cuiabá.

O técnico Wesley Carvalho passou a usar o esquema tático 5-3-2 nas últimas partidas, com Arturo Vidal e Vitor Roque no ataque. Zapelli foi usado no lugar de Vidal, também como atacante. No Belgrano, da Argentina, ele vinha atuando como extremo, aberto pelo lado esquerdo.

Zapelli é o segundo jogador mais caro da história do Athletico, comprado por R$ 21,6 milhões. Clique aqui para ver o ranking das compras mais caras do clube.

Esquivel
Já o lateral Lucas Esquivel é a 9ª contratação mais cara da história do Athletico, adquirido por R$ 9,8 milhões. Ele estreou pelo novo clube em 5 de julho e já soma dez partidas. Virou titular da lateral-esquerda com a lesão de Fernando. Em seguida, Wesley Carvalho passou a adotar sistemas com três zagueiros – primeiro o 3-4-3 e depois o 5-3-2. Com isso, o argentino passou a jogar como zagueiro.