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Foto ilustrativa (Roberto Dziura Jr./AEN)

As aulas foram suspensas em 20 escolas municipais e todos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de São José do Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta terça-feira (5). O motivo foi problema na distribuição de merendas, serviço que é terceirizado no município. Segundo a Prefeitura, 29 mil estudantes estão sem alimentação. A volta da aulas depende da regularização das merendas. Devido ao problema, o secretário municipal de Educação, Aldrian Matoso, renunciou ao cargo. Nesta terça (5), a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, abriu Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de merendas na cidade. A Polícia Civil também investiga o caso.

“A decisão foi tomada após a constatação de que a empresa enfrentou dificuldades que comprometeram a garantia da distribuição adequada das merendas. Em resposta imediata, a administração municipal notificou a empresa Objetiva, que se comprometeu a apresentar, até as 14 horas desta terça-feira (5), um plano de ação para resolver todos os problemas no fornecimento da alimentação na Rede Municipal de Ensino em um prazo de 24 horas”, diz nota encaminhada pela Prefeitura de São José dos Pinhais à imprensa.

Retorno das aulas depende da normalização das merendas

O contrato emergencial da Prefeitura com a Objetiva Serviços Terceirizados Ltda foi assinado no dia 23 de novembro, a um custo de R$ 24 milhões, mas desde o início da vigência, em 1 de dezembro, o serviço apresenta problemas. “O município ressalta que a empresa Objetiva deve cumprir todos os requisitos estabelecidos em contrato. Em virtude desses desdobramentos, o conselho de classe dos CMEI’s, inicialmente agendado para sexta-feira (8), foi antecipado para amanhã (6), motivando a suspensão das aulas nessas unidades educacionais. A Prefeitura de São José dos Pinhais enfatiza que é fundamental que a empresa Objetiva assuma a responsabilidade e cumpra integralmente os prazos estabelecidos no plano de ação. A regularização no fornecimento das merendas e o retorno normal das atividades escolares dependem diretamente da cooperação efetiva da referida empresa. A administração pública continua monitorando atentamente a situação, garantindo transparência nas informações fornecidas à população”, afirma a nota da Prefeitura.

Caso de polícia

A Objetiva Alimentação e Facilities, responsável pela merenda escolar de São José dos Pinhais, afirmou que registrou um Boletim de Ocorrência e que está verificando o motivo da produção não chegar nas escolas e centros de educação infantil, já que, segundo a empresa, “em todos os dias, saiu da cozinha”. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vai ouvir todos envolvidos nos próximos dias.

Em nota, a Objetiva confirmou que foi notificada extrajudicialmente pela Prefeitura e que está tomando as providências necessárias.