Figueiredo, do Coritiba
Figueiredo, do Coritiba, enfrenta o Londrina (Crédito: Divulgação/Coritiba/Gabriel Thá)

O Coritiba empatou em 3 a 3 com o Londrina, nessa quinta-feira (dia 25) à noite, no Estádio do Café, pela 3ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital chegou a 7 pontos e passa a dividir a vice-liderança com Maringá e Azuriz. A equipe do Interior ficou com 2 pontos, na 8ª colocação.

Pelo regulamento, os 12 times se enfrentam na 1ª fase. Os oito melhores avançam para as quartas de final. A classificação do Paranaense decide as vagas na Copa do Brasil. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na próxima rodada, o Coritiba joga no Couto Pereira, contra o Operário, no domingo às 18h30.

Desempenho
O Coritiba adotou postura ofensiva desde o início e criou um grande volume de jogadas de ataque. No entanto, pecou demais nas finalizações e desperdiçou pelo menos quatro chances claras. O Londrina pouco atacou, mas foi eficaz nas raras oportunidades que teve. No aspecto defensivo, o time da capital apresentou muitas falhas individuais e alguns problemas coletivos de posicionamento.

Artilheiros
Os gols do Coritiba foram de Robson, Figueiredo e Wesley Pomba. O ponta Robson chegou a 37 gols em 117 jogos pelo Coritiba. É o maior goleador do atual elenco, à frente de Alef Manga (29 gols em 79 partidas). Também é o artilheiro do Campeonato Paranaense 2024, com três gols em três jogos.

Escalação
Nessas 11 partidas iniciais do ano, o técnico Guto Ferreira vai promover um ‘rodízio’, trocando escalações para evitar o desgaste físico e para se adaptar às características de cada jogo. Nessa quinta-feira, ele fez oito trocas em relação ao último. Só o zagueiro Thalisson e os atacantes Robson e Fabrício Daniel permaneceram na equipe inicial. Recuperados, o goleiro Gabriel, o zagueiro Reynaldo e o meia-atacante Figueiredo retornaram ao time.

Andrey
O volante Andrey não foi relacionado para o jogo e ainda não atuou em 2024. A informação de bastidores é que o jogador passa por um trabalho especial de recuperação física.

Desfalques
Os desfalques eram os volantes Bruno Gomes (seleção sub-23) e Sebá Gómez (lesão), o centroavante Slimani (retornando da seleção da Argélia) e o ponta Alef Manga (suspenso).

Esquema tático
O técnico Guto Ferreira vem armando o Coritiba no 4-2-3-1, com dois volantes. A linha de três teve Robson (direita), Fabrício Daniel (centro) e Figueiredo (esquerda). Éberth ficou de centroavante.

Primeiro tempo
O primeiro tempo teve domínio do Coritiba, que recuou Arilson e avançou os dois laterais simultaneamente. Com essa postura, teve facilidade para empurrar o Londrina para trás e para colocar a bola na área. O time da capital teve cinco boas jogadas ofensivas na primeira etapa e desperdiçou três chances claras – duas com Éberth e uma com Fabrício Daniel. O Londrina pouco atacou, mas abriu o placar aos 19, em chute de fora da área de Pedro Cacho. A bola bateu na trave e sobrou para Peu, que tocou para Calyson (ex-Coritiba) finalizar: 1 a 0. O Coxa empatou aos 35, em pênalti sofrido e convertido por Robson. Na comemoração, o goleiro Pedro Morisco, que estava no banco de reservas, acabou expulso.

Segundo tempo
No intervalo, o lateral Natanael entrou no lugar de Diogo Batista. O Coxa perdeu mais uma chance clara aos 3 minutos, com Éberth, mas virou o placar para 2 a 1 aos 4 minutos, em passe de Fabrício Daniel e fianlização de Figueiredo. O time da capital seguiu melhor e perdendo oportunidades – aos 15 minutos, foi a vez de Robson chutar em cima do goleiro. Aos 16, entrou o volante Vini Paulista. Aos 17, pane geral na defesa do Coxa e gol do Londrina: Longuine tocou para o ponta Henrique (ex-Paraná Clube e Atlético-MG) chutar no canto: 2 a 2. O time do Interior virou para 3 a 2 aos 20, em cobrança de falta perfeita do lateral Thiago Ennes.

Substituições e empate no fim
Aos 24, entraram o centroavante Edu e o meia Matheus Frizzo. Aos 28, entrou o ponta Wesley Pomba. O empate em 3 a 3 veio aos 34, em escanteio de Frizzo e chuta de Pomba. O Coxa seguiu tentando o quarto gol, mas não teve precisão ao definir.

LONDRINA 3×3 CORITIBA
Londrina: Gabriel Felix; Thiago Ennes, Frazan, Darlan e Vinícius Silva; Marthã e Riquelmy; Calyson (Henrique), Rafael Longuine (Jô) e Pedro Cacho (Vitor Hugo); Peu (Pablo Ruan). Técnico: Émerson Ávila
Coritiba: Gabriel; Diogo Batista (Natanael), Thalisson, Reynaldo e Jamerson; Arilson e Geovane Meurer (Vini Paulista); Robson (Wesley Pomba), Fabrício Daniel (Matheus Frizzo) e Figueiredo; Éberth (Edu). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Calyson (19-1º), Robson (35-1º), Figueiredo (4-2º), Henrique (17-2º), Thiago Ennes (20-2º) e Wesley Pomba (34-2º)
Expulso do banco: Pedro Morisco (37-1º)
Cartões amarelos: Arilson, Thalisson, Diogo Batista (C). Darlan (L).
Árbitro: Andre Ricardo Martins
Local: Estádio do Café

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
16 – Diogo Batista recebe na área e cruza. Jamerson cabeceia. A zaga bloqueia.
18 – Figueiredo cruza. Robson ajeita de cabeça e Éberth escorrega, na cara do gol.
19 – Gol do Londrina. Pedro Cacho chuta de longe. A bola bate na trave. Peu pega o rebote e toca para Calyson, na pequena área, cutucar para o gol.
23 – Geovane Meurer chuta de fora da área. O goleiro espalma.
26 – Longuine cruza. Desvio na 1ª trave. Darlan recebe livre na cara do gol, mas chuta para fora.
28 – Éberth aproveita erro do Londrina, dispara livre, invade a área e toca na saída do goleiro. A bola raspa a trave.
35 – Gol do Coritiba. Robson invade a área e é derrubado por Riquelmy. Pênalti. Robson cobra e converte.
42 – Arilson dá belo lançamento. Fabrício Daniel sai na cara do gol e tenta chutar no meio das pernas do goleiro, que defende.

Segundo tempo
3 – Geovane Meurer faz boa jogada e toca para Éberth, livre na área. Ele chuta sobre o gol.
4 – Gol do Coritiba. Natanael lança. Jamerson recebe na área e cruza. Fabrício Daniel pega o rebote e ajeita para Figueiredo, que chuta. A bola desvia na zaga e engana o goleiro.
8 – Figueiredo chuta do bico da área. A bola passa perto.
15 – Fabrício Daniel lança. Robson dispara, invade a área e chuta em cima do goleiro.
17 – Gol do Londrina. Longuine toca para Henrique, livre na área. Ele chuta no canto.
19 – Gol do Londrina. Falta frontal. Thiago Ennes cobra no ângulo.
34 – Gol do Coritiba. Escanteio. Frizzo cruza. A zaga corta mal. Wesley Pomba pega o rebote e chuta no canto.