WhatsApp Image 2024-03-10 at 18.57.03 (1)
Christian comemora em Athletico x Londrina (Crédito: Rui Santos)

O Athletico Paranaense está na semifinal do Campeonato Paranaense. A vaga foi garantida nesse domingo (dia 10), com a vitória por 6 a 0 sobre o Londrina, na Arena da Baixada – Ligga Arena, pelas quartas de final. No jogo de ida, no Estádio do Café, o time da capital perdeu por 1 a 0 e, para avançar, precisava ganhar por dois gols de diferença.

Agora, na semifinal, vai pegar o ganhador do duelo entre Operário e Azuriz, que se enfrentam nesta segunda-feira às 20 horas, em Ponta Grossa.

Cuca
A partida marcou a estreia do técnico Cuca, contratado para substituir Juan Carlos Osorio. Antes do jogo, ele subiu ao gramado acompanhado por dois netos e foi bastante aplaudido por torcedores.

Jogo histórico
Esse foi o primeiro jogo da Arena da Baixada desde a mudança de nome – agora passa se chamar Estádio Mario Celso Petraglia. Antes, o nome institucional era Joaquim Américo Guimarães. O nome comercial (contrato de naming rights) segue Ligga Arena.

Invencibilidade na Arena
O Athletico não perde na Arena da Baixada – Ligga Arena desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram 11 vitórias e 9 empates no local.

Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou 7 vitórias e 2 empates em casa. A última derrota como mandante para uma equipe do Interior no Paranaense foi em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário.

Ausências
O técnico Cuca deixou de fora o zagueiro paraguaio Gamarra, o centroavante argentino Di Yorio e o meia/extremo paraguaio Romeo Benítez. O Campeonato Paranaense tem limite de cinco estrangeiros por time por partida. As baixas eram o zagueiro/lateral-esquerdo argentino Lucas Esquivel e o lateral-esquerdo Fernando, em recuperação.

Escalação
O esquema tático era o 4-1-4-1, com Fernandinho como único volante. A linha de quatro tinha Canobbio (esquerda) e Christian (direita) como extremos. Zapelli e Erick jogavam centralizados, fazendo o trabalho de área a área. O volante Felipinho jogou improvisado na lateral-esquerda. E o lateral-esquerdo Vinícius Kauê começou no banco.

Londrina
O Londrina usou o 4-2-3-1, com Calyson e Peu como extremos (pelos lados do campo) e Longuine centralizado.

Primeiro tempo
Precisando da vitória, o Athletico jogou avançado desde o início e sufocou o adversário. O Londrina até conseguiu escapar em alguns contra-ataques e segurar os primeiros minutos, mas levou o gol já aos 20 minutos. Zapelli cobrou escanteio e Erick desviou de calcanhar: 1 a 0. Já aos 23, um golaço coletivo, em lance estiloso de Zapelli, toque de Canobbio, passe de Mastriani e finalização perfeita de Christian: 2 a 0. O Furacão seguiu mandando no jogo e ainda teve mais uma oportunidade para ampliar.

Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Athletico fez 3 a 0 aos 20 segundos. Christian cruzou da direita e Mastriani cabeceou no canto. Com a vantagem, o mandante reduziu o ritmo e manteve o controle do jogo. O quarto gol veio aos 19, em lançamento de Fernandinho, cruzamento rasteiro de Mastriani e finalização de Canobbio. O quinto saiu aos 21, em jogada de Canobbio e finalização perfeita de Erick.

Mudanças no fim
Aos 28, as primeiras substituições no Athletico. Entraram o centroavante Pablo e o volante Alex Santana. Aos 31, entraram o zagueiro Pedro Henrique, o volante Hugo Moura e o lateral-direito Léo Godoy. O sexto gol veio aos 35, quando Fernandinho interceptou passe do goleiro e colocou Pablo na cara do gol: 6 a 0.

ATHLETICO 6×0 LONDRINA
Athletico: Bento; Madson, Kaique Rocha (Pedro Henrique), Thiago Heleno e Felipinho; Fernandinho e Erick; Canobbio, Zapelli (Alex Santana) e Christian; Mastriani (Pablo). Técnico: Cuca
Londrina: Neneca; Thiago Ennes, Darlan (Frazan), Davi e Pedro Cacho; Marthã (Riquelmy) e Victor Hugo; Peu (Henrique), Rafael Longuine e Calyson (Jô); Everton Moraes (Pablo Ruan). Técnico: Emerson Ávila.
Gols: Erick (20-1º e 21-2º), Christian (23-1º), Mastriani (1-2º), Canobbio (19-2º) e Pablo (35-2º)
Cartões amarelos: Victor Hugo, Longuine (L). Zapelli, Canobbio, Felipinho (A)
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto
Público: 33.514 total
Local: Ligga Arena

  • PRINCIPAIS LANCES
    Primeiro tempo
    3 – Peu recebe em contra-ataque, invade a área e chuta no canto. Bento espalma.
    7 – Madson avança pela ponta, corta o lateral e chuta cruzado. Neneca espalma.
    20 – Gol do Athletico. Escanteio. Zapelli cruza para a 1ª trave. Erick salta e desvia de calcanhar.
    23 – Gol do Athletico. Zapelli rouba no ataque e dá toque estiloso para Canobbio, que aciona Mastriani. Ele enfia para Christian, que finta o último zagueiro e chuta na saída do goleiro.
    29 – Escanteio. Zapelli cruza. Erick cabeceia perto, ao lado.
  • Segundo tempo
    1 – Gol do Athletico.
    Christian cruza da direita. Mastriani cabeceia no canto.
    17 – Três do Londrina contra dois zagueiros. Calyson toca para Longuine, na área. Ele cruza e Bento segura.
    19 – Gol do Athletico. Fernandinho lança. Darlan erra o carrinho. Mastriani invade a área e rola para Canobbio tocar para o gol vazio.
    21 – Gol do Athletico. Canobbio invade a área e toca para Erick, que chega chutando ‘de chapa’, no canto.
    35 – Gol do Athletico. Neneca sai jogando errado. Fernandinho intercepta e aciona Pablo, livre na área. Ele toca na saída do goleiro.