Corrida de Rua Sanepar reúne 1.060 atletas em Guaratuba
Corrida de Rua Sanepar reúne 1.060 atletas em Guaratuba

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) discutiu, nesta segunda-feira (1º), propostas para melhorar a organização das corridas de rua na capital paranaense. Apresentada pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode) e aprovada pelo plenário, a indicação de sugestão à Prefeitura pede que o próximo edital de chamamento público, instrumento jurídico que disciplina a realização das provas, traga regras flexibilizadas e inove em outros pontos.

Segundo Fachinello, as melhorias para o próximo edital foram discutidas com representantes das empresas que promovem as corridas de rua, das polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da própria Prefeitura.O atual chamamento público, explicou, está no último ano.

A sugestão é que o edital mantenha a validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período; que inclua as polícias Militar, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros no chamamento público; que o mesmo seja publicado “com significativa antecedência do seu prazo de vigência”, bem como a divulgação das datas das corridas e seus percursos. Outras ideias são que as provas com distâncias acima de 12 km sejam o único evento na data em que ocorrerem e que haja a permissão de provas aos sábados à noite, com largada a partir das 20h e uso de equipamento de som (205.00111.2024).

À noite, defendeu Fachinello, o movimento nas ruas da cidade é menor, e as pessoas que gostam de dormir até mais tarde não teriam prejuízo. “Nós já fizemos um estudo bem amplo junto à Secretaria do Meio Ambiente para permitir a utilização de caixas de som antes da largada, durante a prova, bem como nas premiações”, completou o autor. “Nosso intuito realmente é este, sugerir, levar boas ideias para que, no momento que um novo edital de chamamento público seja confeccionado, que estas ideias sejam contempladas.”

No debate da sugestão, Sidnei Toaldo (PRD) comentou que corridas realizadas no período da manhã “têm causado alguns problemas, […] a gente tem visto que as pessoas têm se incomodado um pouco”, gerando dificuldades aos organizadores dos eventos esportivos. Em resposta a Herivelto Oliveira (Cidadania), Fachinello explicou que as provas não costumam ser realizadas no período da tarde devido ao calor. A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) também participou da discussão, em apoio às medidas propostas.