Fábio Dias 2023
Fábio Dias 2023

Um professor de história, de 48 anos, da rede estadual do Paraná foi afastado nesta quinta-feira, 18 de abril, por suspeita de fazer apologia ao nazismo, racismo e xenofobia nas redes sociais. As investigações começaram a partir da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), serviço de inteligência civil do Brasil, responsável pelo do Sistema Brasileiro de Inteligência, que informou sobre o caso à Polícia Civil do Paraná (PCPR).

O professor atuava em dois colégios do Estado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O afastamento foi confirmado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed).

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados apo suspeito nesta manhã. Durante as buscas, os policiais civis apreenderam um celular e diversos pendrives, que auxiliarão no andamento das investigações. 

O delegado da PCPR Vyctor Grotti explica que a ação é decorrente de investigações iniciadas há dois meses. “Apuramos que o indivíduo, através de suas redes sociais, estaria fazendo apologia ao nazismo, veiculando símbolos e emblemas que utilizam a cruz suástica, além de incitar a discriminação e preconceito de raça, cor e procedência nacional”, afirma Grotti. 

Diante das investigações, a PCPR representou pelos mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos pelo judiciário e cumpridos pela equipe policial.  As diligências continuam a fim de esclarecer por completo os fatos.