whatsapp_image_2024-05-02_at_17
(Foto: CBMPR)

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (3). O exame, que estava previsto para este domingo (5) em 228 municípios do país, será remarcado.

O presidente Lula convocou os ministros Esther Dweck (MGI) e Paulo Pimenta (Secom) para uma reunião no Palácio do Planalto a fim de discutir o adiamento do Concurso Unificado. O anúncio oficial deve ser feito ainda hoje após a conclusão da reunião.

Enem dos concursos

Conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”, o exame tem 2,14 milhões de inscritos em 228 municípios pelo país. Segundo dados do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, mais de 80 mil inscritos na prova eram de municípios gaúchos.

Leia também

Chuvas no Rio Grande do Sul

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.

A Polícia Rodoviária Federal também informou que até o momento, há 53 trechos de rodovias federais no estado com bloqueios, sendo 39 totais e 14 parciais. Alguns foram interditados por quedas de barreiras, desmoronamentos, erosão e acúmulo de água e outros foram realizados de forma preventiva por apresentarem rachadura na pista ou ponte coberta pelas águas dos rios.