Resultados positivos são cada vez mais requisitados e valorizados por empresas e uma boa forma de atingi-los é por meio da geração de leads, técnica de estratégia de marketing que atrai mais clientes e cria uma relação de confiança entre a marca e o consumidor.
Essa prática é fundamental para o crescimento da empresa e as agências de marketing digital no Brasil podem ser boas aliadas para atingir tal objetivo por meio da mensuração do ROI.
O que são leads?
Não é raro o usuário entrar em um site para fazer uma compra, por exemplo, e ser surpreendido por uma mensagem de solicitação de cadastro. Muitas vezes, esse pedido vem com um cupom de desconto, o que faz com que o usuário compartilhe o seu nome completo, telefone e e-mail. A partir do momento que ele informa esses dados básicos, a marca possui um lead.
O lead nada mais é do que o contato e as informações básicas do usuário que acessou o site de uma determinada marca. Com essa ferramenta, a empresa consegue monitorar o comportamento do cliente, entender os seus gostos, e, a partir desses dados, direcionar produtos e serviços cada vez mais personalizados para cada consumidor.
Saindo do mundo virtual, o lead é como se fosse aquele cafézinho oferecido quando o cliente entra na loja. É uma recepção que, na maioria das vezes, está seguida pela consolidação da compra.
O lead, portanto, é uma estratégia de atração de novos clientes também. No entanto, não basta somente atraí-los. Manter os usuários e criar uma relação de fidelidade com eles é tão importante quanto. Daí vem a importância da geração de leads.
Técnicas de geração de leads
De acordo com um levantamento da Oracle, empresa de tecnologia focada em banco de dados, a utilização de um software ou mecanismo automatizado de marketing pode impulsionar a geração de leads. A pesquisa mostrou que 35% das empresas que usam IA, por exemplo, criaram mais leads e 39% afirmaram que a qualidade deles aumentou.
A geração de leads é realmente de brilhar os olhos, mas não pense que é uma tarefa fácil. Conquistar um lead é apenas o primeiro passo. Já o caminho para transformá-lo em consumidor fiel, é longo e exige um mindset analítico.
Solicitação de cadastro e landing page
Uma das ferramentas utilizadas, principalmente por portais de notícias e blogs, é o surgimento de uma solicitação de cadastro para receber um conteúdo semelhante ao que o usuário acabou de consumir.
Essa ferramenta se assemelha a landing page, ou seja, uma página de conversão de leads por meio do preenchimento de formulário de dados e, em troca, o usuário recebe uma recompensa, que pode ser um e-book, mais informações sobre o produto ou serviço, ou a finalização da compra.
Nesse caso, a geração do lead virá por meio da seleção de conteúdos baseados no que ele costuma ler ou acessar e sugestões de assuntos que podem interessá-lo. Essa técnica é conhecida como lead qualificado, em que a marca resolve o problema do consumidor.
CTA
Também é possível gerar leads por meio de ações básicas, mas que são capazes de cativar as pessoas logo de cara. Uma delas é o famoso CTA ou call to action, em que o usuário é convidado a dar a sua opinião sobre o conteúdo, fazendo com que ele engaje ainda mais com a marca.
É importante lembrar que existem empresas que compram leads, ou seja, um determinado número de contatos com informações básicas de usuários selecionados aleatoriamente. No entanto, essa medida é pouco eficiente, visto que o lead pode não ter relação alguma com o produto da marca e, neste caso, é um lead perdido. Assim, comprar leads não é garantia da qualidade e retenção deles.
A criação de conteúdo cativante é uma forma eficiente de gerar leads. A partir da veiculação de informações por meio de podcasts, redes sociais e demais espaços que geram discussão, é possível gerar identificação e, consequentemente, conversão e retenção de clientes.
Outra técnica bastante utilizada para geração de leads é a oferta de consultoria. Marcas especialistas em uma determinada área costumam dar orientações gratuitas para o seu público. A atitude ajudar a resolver o problema do usuário, torna estas empresas sinônimos de solucionadoras.
Importância de mensurar o ROI para geração de leads
Antes de investir na geração de leads, é fundamental que a empresa tenha um modo de pensar analítico para entender exatamente as metas que quer atingir, onde quer chegar e qual público deseja atrair. Por isso, mensurar o ROI (Return on Investments) é fundamental para, posteriormente, gerar bons leads.
O ROI (Return on Investments) é um indicador que avalia o resultado financeiro de investimentos de empresas. Mensurar o ROI, portanto, é uma forma de olhar de perto o que funciona ou não em um negócio por meio da extração de dados sobre o comportamento do seu público.
Além de gerar maior lucro para uma organização, ao tomar ciência das ações do consumidor, é possível destinar corretamente os recursos para otimizar o planejamento estratégico de marca.
Através do ROI a empresa consegue escolher com clareza os investimentos que trarão resultados, seja em números ou novos clientes, e se as práticas já adotadas são eficientes.
Ainda, é importante destacar que mensurar o ROI não é a única forma de analisar estratégias de marketing digital e, muito menos, o único indicativo de resultados. O uso de outras métricas e indicadores, como o Key Performance Indicator (KPI), também é uma opção para avaliar o desempenho da marca.
Como calcular o ROI
O ROI nada mais é do que o resultado da subtração da receita da empresa pelos seus custos, dividido também pelos custos. Ao multiplicar o valor dessa conta por 100, você terá o ROI. Essa é a forma mais simples de obter o valor do retorno dos investimentos da marca.
Vale lembrar que a receita diz respeito a tudo aquilo que a empresa arrecada por meio de vendas, enquanto os custos são as despesas necessárias para manter os novos investimentos.
Por que calcular o ROI?
Com o ROI, é possível observar o que foi feito – ou deixou de ser feito – que pode ter influenciado naquele resultado, bem como analisar se as ações de alto ROI podem ser replicadas. Além disso, mensurar o ROI é importante para avaliar a posição da empresa em comparação aos seus concorrentes com relação ao retorno de investimentos.
Apesar deste cálculo ser imprescindível para o plano de estratégias de uma marca, ele não considera a duração do investimento e nem as variações de valor que são afetadas pela inflação. Essa métrica também não leva em conta a sazonalidade de um investimento que, em determinado momento pode ser benéfico, mas, a longo prazo, pode deixar de ser.
Diante de tantas possibilidades de geração de leads e métricas e indicadores que mensuram os resultados da empresa, contar com uma agência profissional especializada em marketing digital e RP pode ser estratégico e vantajoso para atingir melhores resultados.
Agências de marketing digital no Brasil, como a Sherlock Comms, possuem um vasto conhecimento do setor, experiência, insights e estão sempre atualizadas sobre as melhores formas de fazer uma empresa impulsionar a geração de leads e alcançar resultados mensuráveis.