Martín Varini, novo técnico do Athletico
Martín Varini, novo técnico do Athletico (Crédito: Divulgação/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O técnico uruguaio Martín Varini, 32 anos, chega ao Athletico Paranaense nesta semana para substituir Cuca, que pediu demissão em 24 de junho. A contratação ainda não foi confirmada pelo clube. Mesmo assim, já é certo que o profissional deixou o Defensor, do Uruguai, e vai chegar a Curitiba com três auxiliares: Vinicius Rovaris, Nicolas Costas e Alejandro Toyos.

Ex-zagueiro do próprio Defensor, Varini abandonou a carreira de jogador aos 23 anos e já aos 25 já trabalhava como técnico nas categorias de base do clube uruguaio. Assumiu como treinador de uma equipe principal pela primeira vez em 2021, no Rentistas.

Primeiro trabalho

Os números não foram positivos no primeiro trabalho de Varini, no Rentistas, em 2021, com 25 jogos, quatro vitórias, sete empates e 14 derrotas. Na Libertadores, caiu no grupo com São Paulo, Racing (Argentina) e Sporting Cristal (Peru). Empatou os três jogos em casa e perdeu os três como visitante. No Campeonato Uruguaio, passou a maior parte do tempo nas últimas posições.

Trabalho com Pezzolano

Após ser técnico no Rentistas, Varini trabalhou como auxiliar do técnico Paulo Pezzolano no Cruzeiro e no Valladollid, em 2022 e 2023. E colecionou elogios. E o maior veio do próprio Pezzolano. “Sempre estamos conversando, nos comunicando e sabendo o que queremos para o jogo e para a equipe. Estou tranquilo. Sou o treinador, mas quem está comigo, o assistente técnico, sabe mais que eu. O Martín será melhor que eu, assim penso”, declarou.

Defensor

Martín Varini fez grande trabalho no Defensor na temporada 2024. No campeonato nacional, só ficou atrás dos gigantes Peñarol e Nacional em pontuação — em 22 jogos foram 11 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Teve o segundo melhor ataque, a segunda melhor defesa, o time com mais passes certos e o segundo com mais posse de bola.

Título pelo Defensor

No Defensor Sporting, Varini conquistou o título da Copa do Uruguai, derrotando o Torque, na decisão por pênaltis. Nas fases anteriores, passou por Cerrito, Plaza Colonia, Danubio e River Plate. O gigante Peñarol caiu na semifinal, diante do Torque. Outro grande do Uruguai, o Nacional, foi eliminado pelo Liverpool.

Eliminação

Na Libertadores, o Defensor de Varini foi eliminado na fase preliminar pelo Puerto Cabello (Venezuela), após derrota por 3 a 2 no jogo de ida, vitória por 1 a 0 na partida de volta e tropeço na decisão por pênaltis (4 a 2).

Estilo de jogo

O estilo de jogo de Varini é ofensivo e com valorização do passe e da posse de bola. O treinador gosta de usar pressão alta. Outra característica é fazer a saída de bola com três jogadores (dois zagueiros e mais um). Esse ‘um’ a mais pode ser um lateral ou um volante.

Outros nomes

Antes de trazer Varini, o Athletico tentou Fernando Diniz, demitido pelo Fluminense. O treinador brasileiro, porém, avisou que pretende descansar com a família por um período em 2024. Outro nome sondado pelo clube paranaense foi o português Carlos Carvalhal, 58 anos, ex-Olympiacos (Grécia), Celta (Espanha), Braga (Portugal), Al Wahda (Emirados Árabes), Sheffield Wednesday (Inglaterra), Sporting Lisboa (Portugal) e Besiktas (Turquia).