6f1
Mercado imobiliário segue valorizado na Capital (Valquir Aureliano)

De acordo com os números mais recentes do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, o tíquete médio residencial de venda de usados chegou à marca de R$ 481 mil, um aumento de 11,9% em comparação ao mês anterior. O crescimento também foi observado no índice de valor médio total, que chegou a R$ 509 mil.

“O índice do ticket médio nas negociações de vendas de imóveis é um fator que, muitas vezes, pode ser decisivo para quem deseja adquirir uma propriedade. Se compararmos a média trimestral de 2024 com a de 2023, podemos observar uma valorização dos imóveis de 22,4%. E a tendência é que o mercado continue nessa curva, pois a diferença entre propriedades novas e usadas está cada vez menor”, pontua Josué Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.

Entre os bairros mais procurados para negociações de imóveis residenciais em Curitiba, o Centro lidera a lista com 10%, um aumento de 3,5 p.p. em relação ao mês de abril. Logo em seguida, estão Mossunguê (5,3%), CIC (4,8%) e Campo Comprido (4,3%) para completar os quatro bairros mais procurados. Para finalizar a lista, estão Juvevê, Portão e Vila Izabel (3,8% cada), além de Água Verde e Bigorrilho (3,3% cada).

Outro índice que se destacou na pesquisa foi o da Venda Sobre Oferta (VSO) de terrenos, que mostrou que a busca das propriedades em Curitiba está aquecendo o mercado. Em relação à média trimestral de 2023, o indicador que mede as negociações de terrenos teve um aumento significativo em 2024 e passou de 1,3% para 2,6%.