6f1
Pesquisa mostrou o que o paranaense busca (Franklin de Freitas)

Nem trânsito nem serviços próximos. O que o paranaense mais valoriza ao procurar uma moradia é a “vizinhança segura”. Essa foi a constatação de uma pesquisa realizada pela startup Loft, que atua no mercado imobiliário.

O levantamento, realizado em junho apurou o que moradores de diferentes estados levam em consideração na hora de trocar de endereço. Os respondentes podiam escolher mais de uma resposta para a pergunta “Quando pensa no imóvel ideal, quais são as características que você mais valoriza?”.

No Paraná, 66% dos entrevistados apontaram “vizinhança segura” como o fator mais importante. É um porcentual próximo ao dos demais da região Sul – Rio Grande do Sul teve 63%, e de Santa Catarina, 60%.

Na sequência, os paranaenses indicaram como fatores mais importantes “Vizinhança tranquila”, com 61% das respostas, e “Infraestrutura do bairro”, com 57% das preferências.

“A opção ‘vizinhança segura’ foi a mais citada em todas as classes sociais, faixas etárias e macro-regiões do país, o que demonstra como esse fator é crucial para os brasileiros. Mas no Paraná, esse aspecto fica consideravelmente à frente de outros que também trazem qualidade de vida, como trânsito na região”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

Entre as 11 opções elencadas pela pesquisa, as menos valorizadas pelos paranaenses foram: trânsito da região (28%) e iluminação natural (35%).

Escolas na região (41%), acesso ao transporte (43%), quintal/área de lazer (43%), comércio perto (46%), proximidade da faculdade/trabalho (47%), arborização (51%) e fácil acesso (55%), são outros itens verificados na pesquisa nacional.