16Gabriel
O volante Gabriel, do Athletico. Foto: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico afirma que espera o apoio de torcida contra o Racing, nesta quinta-feira (19), no primeiro duelo pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. A esperança contrasta com o retrospecto recente da equipe, que vive duas realidades em jogos em casa.

Nos jogos de mata-mata, o Athletico traz bom retrospecto. Pela Copa do Brasil, venceu Ypiranga (3 a 0), Bragantino (2 a 0) e Vasco (2 a 1), embora tenha sido eliminado pelos cariocas nos pênaltis. Na Sul-Americana, passou pelo Cerro Porteño (Paraguai) e pelo Belgrano (Argentina), ambos por 2 a 1.

Contudo, nas partidas pelo Brasileirão, o Athletico não somou nenhuma vitória nas últimas oito partidas dentro da Ligga Arena. Nesse período, foram cinco derrotas – em seguida – e três empates. No último jogo, no sábado (14), o time ficou no 1 a 1 com o Fortaleza. Como reflexo da campanha irregular em casa, o time registrou o menor público do ano na última partida: 16.452 espectadores.

“Eu tenho certeza que o torcedor vai nos apoiar. Vimos a energia que estava contra o Vasco”, disse o volante Gabriel. “Temos que usar esse fator casa para ser o 12º jogador, para nos apoiar. Lógico, vai ter momentos na partida que erra um passe, alguém se equivoca, isso faz parte, somos seres humanos” continuou. “O torcedor realmente faz muito barulho, uma pressão absurda para o adversário. Pode ter certeza de que eles vão vir e nos apoiar até o fim”.

Jogos da Sul-Americana

O primeiro contra o Racing está marcado para quinta-feira, (19), às 21h30, na Ligga Arena, com transmissão pela ESPN e pelo serviço de streaming Disney+. O segundo embate ocorre na quinta-feira (26) da semana que vem, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires. Quem for melhor na soma dos placares dos dois jogos avança às semifinais. Em caso de igualdade, disputa de pênaltis.

O time

O lateral-esquerdo Lucas Esquivel, que recebeu cartão vermelho na partida de volta do confronto com o Belgrano, pelas oitavas de final, cumpre suspensão automática e não poderá participar do primeiro duelo contra o Racing. Para a lateral, há a possibilidade da escalação de Fernando, que está recuperado de lesão. O zagueiro Thiago Heleno, poupado diante do Fortaleza, também pode voltar.

Outros desfalques são o volante Fernandinho (machucado) e o meia-atacante Nikão (afastado por decisão da comissão técnica).