Foto 1 (1)
Algo pasa aqui (divulgação)

O espetáculo “algo pasa aqui”, parceria entre a Companhia Projétil de Teatro e a TEATRO SECALHAR, retorna para uma curta temporada de quatro apresentações no Teatro José Maria Santos, em Curitiba. As sessões acontecerão nos dias 26 de setembro, às 19h30, 27 e 28 de setembro, às 20h, e 29 de setembro, às 19h. Após a apresentação do dia 26, haverá um bate-papo aberto com o tema “Tendências do Teatro Latino-Americano Contemporâneo”. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação. Haverá intérprete de Libras nos dias 26 e 29 de setembro.

Sobre o espetáculo

Com dramaturgia de Vinicius Medeiros e direção de Fernando Vettore,“algo pasa aqui” é uma narrativa instigante de amor e revolução, estrelada pelos atores Igor Kierke e Paulo Soares. A peça acompanha o encontro de dois rapazes, um brasileiro e um venezuelano, em uma sacada em Valparaíso, no Chile. O brasileiro está de férias, enquanto o venezuelano mudou-se para o país. No entanto, o pano de fundo desse romance é o contexto das manifestações de rua que marcaram diversos países latinoamericanos no ano de 2019, tendo o epicentro do conflito precisamente nas cidades chilenas de Santiago e Valparaíso. Essa insurgência faz com que a relação dos dois, até então privada, adentre o terreno coletivo da rua, ampliando e escancarando o aspecto político desse encontro.         

O espetáculo foi indicado em 2023 ao Troféu Gralha Azul, uma das mais importantes premiações do teatro paranaense, nas categorias de cenografia e iluminação.

Sinopse
Quais são as fronteiras?

Uma sacada em Valparaíso, Chile. Em cena, dois rapazes: um brasileiro e um venezuelano. Duas nacionalidades, dois idiomas, três países. Apaixonam-se, enamoram-se, insistem na comunicação, reconhecem, no rosto um do outro, nos dentes gastos, uma história conjunta pregressa. Tentam lembrar. Elaboram uma história por fazer, história coletiva de reordenação do futuro; desejam uma língua nova, na qual possam dizer o que ainda não foi dito. Descobrem: não estão sós. São elas, as duas, e mais milhões. E milhões. E milhões. Por toda parte. Pela rua.

As fronteiras não durarão muito mais.

“Projeto realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Cultura e Governo Federal”

Serviço Espetáculo: “algo pasa aqui”
Datas: 26 de setembro, às 19h30; 27 e 28 de setembro, às 20h; e 29 de setembro, às 19h
Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655, Centro, Curitiba/PR
Ingressos: Gratuitos, retirada uma hora antes de cada sessão na bilheteria (sujeito à lotação)
Sessões com Libras: 26 e 29 de setembro
Bate-papo pós-espetáculo: “Tendências do Teatro Latino-Americano Contemporâneo” (apenas no dia 26)