chuvarada
Chuva veio com granizo e raios (Foto: Franklin de Freitas)

Moradores de Curitiba dos bairros Hauer, Boqueirão, Alto da XV e de São José dos Pinhais, na região metropolitana, registraram chuva de granizo no final desta manhã de quinta-feira, 19 de setembro. Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a incidência de granizo em parte da região metropolitana é resultado do choque de temperaturas.

A passagem da tempestade por Curitiba deixou cerca de 153 unidades consumidoras sem energia na região de Santa Felicidade, segundo a Copel.

Curitiba está em alerta amarelo para tempestades

O alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Já o alerta laranja prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Leia mais no Bem Paraná:

Jacóbsen explica que algumas tempestades conseguiram se desenvolver um pouco mais, por cauda da chamada nuvem Cumulonimbus, que tem bastante gelo no seu interior. “Só que até chegar ao solo acaba derretendo”, diz. As tempestades estão bem localizadas na Região Metropolitana e no centro-sul e parte dos Campos Gerais.