TEMPO FECHADO NUBLADO
(Franklin de Freitas)

Esta sexta-feira (20) é o penúltimo dia do inverno. E o tempo segue com oscilações em várias regiões do Paraná. Na quinta-feira, por exemplo, houve chuva de granizo na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas ultrapassaram os 35°C na Região Norte.

Na sexta-feira há um rápido avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Nesta condição, o risco de tempestades (chuvas, descargas atmosféricas e ventos fortes) aumenta.

No sábado (21) o tempo continua bastante instável no Paraná. A frente fria atua sobre o oceano, mantendo elevado os índices de instabilidade no estado. Em vários setores as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia, acompanhadas por descargas atmosféricas. Apesar das chuvas previstas, a condição é de tempo abafado, principalmente no interior.

Primavera terá presença do La Niña

A primavera começa no domingo, dia 22 de setembro, às 9h44. É esperada a atuação do fenômeno La Niña — que, ao contrário do El niño, é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico —, resultando em chuvas irregulares e abaixo da média histórica esperada para o período no Paraná.

O retorno da chuva regular é muito esperado agora, não só para ajudar a apagar os incêndios, mas para refazer a umidade do solo, para que se possa iniciar o plantio das nova safra agrícola. A chuva do verão 2023/2024 ficou abaixo do desejado e o Brasil começa a sentir os efeitos dessa estiagem prolongada e do calor intenso.