20alef
Alef Manga pede perdão (foto: reprodução / Instagram)

O atacante Alef Manga usou as redes sociais nesta sexta-feira (20) para pedir perdão ao Coritiba, aos jogadores e aos torcedores. Ele não citou o motivo – o envolvimento em um esquema de apostas e a suspensão de um ano sem jogar. E fez o depoimento em vídeo, um dia depois que o técnico Jorginho fez cobranças fortes sobre o posicionamento do jogador.

“Fala, pessoal. Primeiramente, boa tarde. Quero fazer um pequeno depoimento para vocês, para todos os torcedores da nação coxa-branca. Estou vindo aqui pedir perdão para vocês, para todos os torcedores. Quero pedir perdão para meus companheiros de trabalho e pedir perdão para todos os funcionários que trabalham no clube. Tenho certeza. Quero muito poder ficar, quero pagar essa dívida que tenho com o clube e os torcedores dentro de campo. Estou muito feliz em estar aqui trabalhando todos os dias. Não vejo a hora de poder voltar para o Couto e ver vocês fazerem aquela linda festa. Estou fazendo esse pequeno texto aqui para pedir perdão vocês. Espero que possam me perdoar. Quero fazer aquilo que mais amo. Vestir a camisa do Coritiba. Porque aqui vocês ganharam mais um torcedor. Grande abraço, fiquem com Deus, ‘tamo junto.”, falou ele, em um vídeo no Instagram.

O vídeo não foi publicado no perfil pessoal de Alef Manga. Apareceu nos perfis Meucoritibaoficial e Ricesporteclube, ambos no Instagram.

Ainda nesta sexta, Alef Manga pediu desculpas ao elenco do Coritiba. Nessa reunião, ele teria dito que errou ao aceitar dinheiro para levar um cartão amarelo em uma partida contra o América-MG pelo Brasileirão 2022. O clube paranaense, por sua vez, informou aos jogadores que o atacante será reintegrado para treinar normalmente, antes de voltar a jogar.

“Ele conversou com a gente, abriu o jogo, falou com sinceridade. A gente aceita da melhor maneira possível as desculpas dele”, disse o lateral-direito Natanael, em entrevista coletiva virtual. “É um cara com muita qualidade. São águas passadas, já passou, ele já cumpriu. A gente sabe que ele vai nos ajudar”.

Na quinta-feira (19), Jorginho expôs que Alef Manga precisa pedir desculpas públicas pelo ocorrido. “Antes de mais nada, o Manga precisa se desculpar pelo que aconteceu. Porque isso é desvio de caráter. É muito sério o que aconteceu com ele”, disse Jorginho. “Todos os jogadores sentem isso. Você imagina: ele volta e que os outros jogadores vão pensar? Será que ele pode tomar um cartão amarelo? É desvio de caráter. Então, ele precisa pedir desculpa ao grupo, ao clube e ao torcedor, principalmente ao torcedor”.

Em tese, Alef Manga está disponível a partir do dia 25 de setembro, que é quando acaba a punição pelo envolvimento em um esquema de apostadores. Assim, ele poderia entrar no jogo contra o Goiás, no dia 27, sexta-feira. Num primeiro momento, o técnico Jorginho rechaçou a ideia. “Não tem condição nenhuma do Manga voltar contra o Goiás. Ele postou nas redes sociais a lei do ex. Esquece. Se eu faço isso, sou irresponsável com o meu grupo e com o próprio Manga, que vai se contundir”, disse Jorginho.

O caso

Alef Manga foi suspenso por 360 dias, em 9 de agosto de 2023, por ter recebido um cartão amarelo no jogo do Coritiba contra o América-MG em Belo Horizonte, em 2022. O cartão seria um combinado com um esquema de apostadores. O caso dele e de outros jogadores na mesma situação foi investigado na Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público do Paraná.

Havia uma perspectiva expectativa que Alef Manga fosse liberado para voltar aos gramados no fim de janeiro, devido a uma reversão de pena dos jogadores envolvidos. Mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva cancelou as reversões de pena.