desabamento no boqueirao2
Desabamento no Boqueirão. Foto: João Frigério

A tempestade registrada na sexta (20) deixou estragos em mais da metade dos bairros de Curitiba. Segundo boletim do Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CMGERD), da Prefeitura de Curitiba, emitido às 6 horas deste sábado (21), 39 dos 75 bairros registraram ocorrências.

Leia mais

A Precipitação acumulada foi de 24,8 mm e as rajadas de vento chegaram a 69 Km/h durante a tempestade (Estação Hidro meteorológica da Defesa Civil, localizada no Bairro Atuba – Vilinha)

Foram registradas pela Central de Operações da Guarda Municipal, fornecimento de lona nos bairros do Tatuquara, CIC, Alto Boqueirão, Boqueirão, Xaxim, Umbará, Uberaba, Caximba, Campo do Santana, além de alagamentos no bairro Mercês e uma queda de muro no Hauer. Também foi registrada uma erosão no bairro Capão Raso.

Já a Central 156 recebeu denúncias e queda de galhos e árvores durante a tempestade nos bairros do Abranches, Ahu, Alto Boqueirão, Alto Da Gloria, Butiatuvinha, Bairro Alto, Barreirinha, Batel, Boa Vista, Boqueirão, Cabral, Cajuru, Campo Comprido, Campo De Santana, Capão Raso, Cascatinha, Centro, Cidade Industrial, Ganchinho, Guabirotuba, Jardim Das Américas, Jardim Botânico, Jardim Social, Juvevê, Mercês, Parolin, Pinheirinho, Portão, Santa Cândida, São Francisco, Seminário, Sitio Cercado, Tatuquara, Tingui, Umbará, Vista Alegre, Xaxim. Houve ainda alagamento no bairro Sítio Cercado e erosão de galeria de águas fluviais nos bairros Alto Boqueirão, Sitio Cercado, Cajuru, Capão Raso, Portão, Mercês.

Chuvas acumuladas nas últimas 16 horas

Abaixo, os dados das Plataformas de Coletas de Dados Meteorológicas (PCDM) da Defesa Civil de Curitiba em relação as chuvas acumuladas registradas nas últimas 16 horas, em nossa Capital:

PCHM_DC_Córrego Bigorrilho: 19,2 mm
PCDM_DC_Bairro Novo: 14 mm
PCDM_DC_Boa Vista: 8,4 mm
PCDM_DC_Boqueirão: 14,4 mm
PCDM_DC_Cajuru: 9,8 mm
PCDM_DC_CIC: 21,6 mm
PCDM_DC_Matriz: 20,8 mm
PCDM_DC_Pinheirinho: 9,8 mm
PCDM_DC_Portão: 13,4 mm
PCDM_DC_Santa Felicidade: 15,8 mm
PCDM_DC_Tatuquara: 18,8 mm
PCDM_DC_Alto da XV: 18 mm
PCDM_DC_Caximba: 24,8 mm
PCDM_DC_Parque Barigui: 24 mm
PCDM_DC_Vilinha (Bairro Alto): 9 mm

Fonte: Defesa Civil/SIMEPAR

A Prefeitura de Curitiba, através da Defesa Civil, está em monitoramento 24h para os alertas e alarmes a serem disparados a população por causa da tempestade.

Os canais de atendimento as emergências e tempestade são os telefones:
199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).

Após tempestade, veja a previsão do tempo para os próximos dias

Neste sábado (21), o tempo continua bastante instável no Paraná, segundo o Simepar. A frente fria atua sobre o oceano, mantendo elevado os índices de instabilidade no estado. Em vários setores, as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia, acompanhadas por descargas elétricas. Apesar das chuvas previstas, a condição é de tempo abafado, principalmente no interior.

Em Curitiba, o sábado (21) será de pancadas de chuva e temperaturas entre 15 e 23 graus. No domingo (22), o tempo permanece nublado e a temperatura fica entre 16 e 26 graus. O tempo nublado segue até pelo menos terça (24), mas as temperaturas ficam altas, com máxima de 30 na segunda (23) e terça (24). Na quarta (25), o sol aparece e a máxima permanece em 30 graus, segundo o Simepar.