Imagem do WhatsApp de 2024-09-21 à(s) 15.49.56_aacfe223
(Foto: Matheus Freitas)

Os moradores e comerciantes da região da Avenida Arthur Bernardes realizam um ato neste sábado (21), Dia da Árvore.

Chamado de Grande ato Dia da Árvore SOS Parque Linear da Arthur Bernardes, a população tem o objetivo de pressionar à administração de Curitiba a rever os planos da construção da Linha Direta do Inter 2 na via.

O ato, que acontece das 10 às 17 horas, começou com uma mobilização junto a outros movimentos na Praça Santos Andrade, seguido de uma caminhada pela rua XV de Novembro até a Praça Osório. Por fim, a população fez uma pedalada climática do Centro até a Avenida Arthur Bernardes, onde acontecem atividades durante toda a tarde.

O evento também contou com o plantio de mudas de árvores nativas, limpeza do córrego Vila Izabel, oficina de educação ambiental, pedal pelo clima e atrações culturais. O final da mobilização teve a assinatura de uma Carta Compromisso Nenhuma Árvore a Menos.

Imagem do WhatsApp de 2024-09-21 à(s) 16.34.16_25b91032
Plantio de mudas de árvores (Foto: Matheus Freitas)

O deputado estadual e candidato a vice-prefeito de Curitiba, Goura (PDT), participa da mobilização. “A gente tem uma perspectiva crítica da maneira como Curitiba está cuidando das suas árvores. Nós não temos um plano de arborização efetivo e estamos observando cortes irrestritos de árvores adultas, que prestam um serviço ambiental enorme para a cidade. Houve isso na Avenida Vitor Ferreira do Amaral e agora há a ameaça que ronda a Arthur Bernandes”, diz o deputado.

Verônica Rodrigues, uma das organizadoras do ato, também expressa sua opinião a respeito dos cortes das árvores: “Em estado de emergência climática é nenhuma árvore a menos. E não basta apenas plantar árvores, é preciso não cortar árvores adultas e saudáveis. Esses projetos precisam colocar nas suas contas o custo ambiental”.

Imagem do WhatsApp de 2024-09-21 à(s) 16.51.22_2ae38f58
Ao final do ato, a população se reuniu e abraçou algumas das árvores da região. (Foto: Matheus Freitas)

Veja o vídeo da mobilização na Avenida Arthur Bernardes: