INBA_CITRU Gabriel_Morales_QueconQuiqueQuinto2
Gabriel Morales/Divulgação

A Bienal Internacional de Cabaret (BIC), realizada pela Selvática Ações Artísticas, chega a segunda edição e reafirma a importância da continuidade do evento enquanto encontro, discussão e prática cabaretera. Com o emblema: Variedades em Rede!, a BIC acontece em cinco dias intensos, com cabarés do Brasil, México e Argentina, de 25 a 29 de setembro, gratuitamente em Curitiba.

Embora a palavra cabaré seja comumente associada a ambientes boêmios, festivos e noturnos, o teatro desse estilo tem sido aprofundado na América Latina por sua tradição vinculada ao teatro de revistas, ao teatro de rua, circo, performance popular, circo, poesia falada e outros gêneros populares. Selecionado para compor a programação da BIC 2024, Qué com Quique Quinto, espetáculo mexicano, traz para o Curitiba um dos principais grupos de investigação do cabaré para crianças.

“No México, grande polo de investigação da linguagem do cabaré, o ‘cabaretine’, nome dado ao cabaré mexicano feito para crianças, ocupa teatros e espaços alternativos com obras críticas e divertidas. Ao misturar teatro, dança, palhaçaria e mágica em espetáculos interativos e em diálogo direto com a plateia, o cabaré oferece uma infinidade de modos de se comunicar com a infância” comenta Ricardo Nolasco, curador da Bienal.

Outra atração mexicana selecionada é Lucy – A história cabareteada das mulheres, do grupo Las Reinas Chulas. Trata-se de uma companhia teatral de cabaretas mexicanas formada apenas por mulheres, que teve início em 1998 e está junto até hoje realizando um trabalho ligado ao ativismo feminista.

São criadoras do Festival Internacional de Cabaret que acontece há mais de 20 anos na Cidade do México e buscam romper barreiras sociais e estéticas vinculadas ao papel da mulher na sociedade patriarcal por meio do humor, da sátira, do teatro, realizando assim um trabalho crítico e artístico. Possuem uma organização ligada aos direitos humanos paralela ao coletivo teatral e já ganharam diversos prêmios que reconhecem a luta delas pelos direitos e igualdade de gênero.

De Belo Horizonte, a Plataforma de Criação Divinas Tetas reúne artistas que têm em comum a pesquisa de comicidade e discussão sobre gênero e traz para a BIC o Cabaré das divinas tetas. É um show de variedades que passeia pelos universos do grotesco, da palhaçaria e do burlesco, num jogo intimista com o público. Abordando artisticamente novas dramaturgias cômicas que valorizem os protagonismos femininos e LGBTQIAPN+, o espetáculo re-humaniza o jogo do encontro para falar sobre a fatalidade de ser quem se é, aberta ao mundo, falível e imperfeita.

Além das atrações supracitadas, artistas de Buenos Aires, Curitiba e Rio de Janeiro integram a programação que será realizada no Espaço Fantástico das Artes, na Caixa Cultural, no Janaíno Vegan Bar, no Ginger Bar e nas ruas da capital paranaense. No último dia do evento, 29 de setembro, será apresentado o Domingão de variedades, feito com os números curtos selecionados via convocatória pública, de artistas locais, e convidadas especiais daqui e de outras cidades. A ocasião traz o cabaré em diferentes linguagens, desde o burlesco, drag king, queen, cuir, palhaçaria, música e performance.

Haverá também um minicurso como atividade de formação e discussão sobre a linguagem, o que reafirma o compromisso da Selvática em ampliar a rede de criadores e fortalecer os modos de produção e circulação de obras de cabaré pela América Latina.

Mais sobre a Selvática Ações Artísticas:

Aberta em 2011, a Selvática Ações Artísticas é uma rede de criação, gestão compartilhada, residência e intercâmbio. É referência na investigação do cabaré como linguagem. Acredita no cabaré como prática indisciplinar, prática expandida de arte e política, hibridismo não só nas fronteiras entre as linguagens artísticas, mas também entre diferentes contextos, campos do conhecimento e modos de vida. Seus trabalhos já foram apresentados em diversas cidades do Brasil, bem como em outras cidades das Américas, Europa e África.

Projeto realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivadores: Bosch e Sigma Telecom.

Parceria:

Quando: 25 a 29 de setembro de 2024

Programação Espaço Fantástico das Artes – Rua Trajano Reis, 41:

25/09 | 20h – Chansons de Cabaré

26/09 | 20h – Cabaré das divinas tetas

27/09 | 20h – Lucy – A história cabareteada das mulheres (México)

28/09 | 20h – Princesa, justo a mim coube a explosiva tarefa de ser eu

29/09 | 19h -Domingão de variedades (Brasil e Argentina)

Atrações de rua:

26/09 | 12h – A cidade é um cabaré * com acessibilidade em Libras

Local: Saída da Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

27/09 | 17h – Não alimente os animais

Local: Saída da Pça. Generoso Marques

26 e 27/09 | 19h – Mostra CATERVA

Local: Cavalo Babão – Largo da Ordem

28/09 | 17h30 – Mostra CATERVA

Local: Praça Santos Andrade

Programação Caixa Cultural Curitiba:

26, 27 e 28/09 | 10h às 13h – Minicurso de Cabaré (mediante inscrição prévia)

28 e 29/09 | 16h – Qué com Quique Quinto (México) * com acessibilidade em Libras

Programação pós apresentações:

26/09 | 22h Quinta secreta Ginger Bar com Cabaret Naïf (Argentina)

Rua Saldanha Marinho, 1220

27/09 | 22h Horrorosas Desprezíveis + Izadora Figueiredo (Palhaça Zazá)

Janaíno Vegan Bar – Largo da Ordem

28/09 | 22h Acarajé Dada

Janaíno Vegan Bar – Largo da Ordem

Ingressos: Entrada franca, sujeita a lotação dos espaços. Recomenda-se a chegada com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos.

Mais informações em: www.selvatica.art.br e no Instagram @selvaticaoficial