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Divulgação

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PSD, Eduardo Pimentel, tem um compromisso firmado com os curitibanos: vai entregar três importantes obras socioambientais para a melhoria da mobilidade urbana e transporte, habitação social e conservação do meio ambiente em nossa cidade.

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São R$ 2 bilhões, com recursos internacionais e do município, investidos na implantação do novo Inter 2, do BRT Leste/Oeste e do Bairro Novo da Caximba, o maior conjunto de obras públicas da Prefeitura de Curitiba das últimas décadas, com grandes benefícios para a cidade e seus moradores. “Curitiba respeita e defende o meio ambiente. A cidade vai continuar evoluindo de forma planejada e sustentável, apostando em um transporte público mais eficiente, verde e alinhado ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima)”, contou Eduardo.

Eduardo, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.


Novo Inter 2

As obras do Novo Inter 2 fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que soma US$ 133,4 milhões em investimentos, dos quais US$ 106,7 financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 26,7 milhões em contrapartidas da Prefeitura.

São investimentos que vão elevar o transporte público de patamar com o aumento da capacidade e velocidade do Inter 2/Interbairros II, as linhas circulares que mais transportam pessoas na cidade.

Ao longo dos 38 km do itinerário do Inter 2 e Interbairros II, que passam por 28 bairros de Curitiba, serão implantadas faixas exclusivas, as novas estações de integração Prismas Solares, autossustentáveis, climatizadas, seguras e com calçadas acessíveis, idênticas à estação Agrárias, já funcionando como piloto no bairro Cabral. Será um benefício direto na rotina de mais de 580 mil moradores e de 181 mil passageiros por dia útil que utilizam essas linhas.

Ao final das intervenções, os usuários do transporte vão ganhar em tempo de deslocamento, com quase 40 minutos a menos no percurso completo, além de qualidade dos ônibus elétricos, mais confortáveis e menos poluentes.


BRT Leste/Oeste

As obras do Ligeirão Leste/Oeste, que irão colocar em operação a primeira linha troncal elétrica da cidade, também fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.

Com US$ 93,5 milhões em investimentos, dos quais US$ 75 milhões do New Development Bank (NDB) e US$ 18,5 milhões em contrapartidas do município, o projeto prevê a requalificação de 22,5 quilômetros de canaletas exclusivas, além da requalificação de 34 estações-tubo. Também serão renovados os terminais Vila Oficinas e Centenário e será construído o terminal CIC Norte, no local onde hoje está a estação-tubo CIC Norte.

O Ligeirão Leste/Oeste vai reduzir em 23 minutos o tempo de percurso entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte, com apenas 11 paradas no itinerário.