efigenia rolim_wagner roger
A “Rainha do papel de bala”, Efigênia Rolim, completa 93 anos. Foto: Wagner Roger

Neste domingo, dia 29, será realizado um evento em celebração ao aniversário de 93 anos da artista Efigênia Rolim, a “Mostra Cine Clube Efigênia Rolim: A Rainha do Papel de Bala”, na Cinemateca de Curitiba, das 15h às 21h, com exibição de documentários, filme, entrevista e uma roda de conversa sobre a artista, com entrada gratuita.

Mundialmente conhecida como a “Rainha do Papel de Bala”, a artista possui uma marca indelével no mundo da arte e da cultura popular. Efigênia Rolim é artista visual, artesã, contadora de histórias, poeta, assobiadora, performer, estilista e ambientalista.

cartaza efigenia

Na programação, documentários, filme, entrevista e roda de conversa sobre a artista. Foto cartaz: Divulgação Lisa Storti

Nasceu em 1931 em Santo Antônio do Matipó, município de Abre Campo (MG). Em 1965 migra com a família ao norte do Paraná, e em 1971 chega a Curitiba. Aos 60 anos de idade inicia sua carreira artística . A poesia chegou primeiro, sempre gostou de declamar e cantar seus versos e na feira do poeta (Largo da Ordem), onde escreveu seu primeiro livro.

Com muita criatividade e habilidade manual, começou a criar esculturas, objetos, figurinos, utilizando papel de bala como principal matéria-prima. O que para muitos seria apenas um doce efêmero, para Efigênia se tornou uma fonte inesgotável de inspiração seu “mísero caído”, aquilo que foi descartado depois perder o recheio. Além de sua habilidade artística, Efigênia também se destacou por sua personalidade cativante e seu amor pela cultura popular. Participando de festas folclóricas, feiras de artesanato, eventos culturais, escolas, museus, compartilhando sua arte e suas histórias com todos ao seu redor.


Serviço:

Mostra Cine Clube Efigênia Rolim: Rainha do Papel de Bala

Data: 29/09/24, domingo
Horário:15h às 21h
Local: Cinemateca Curitiba

Entrada gratuita
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174
Curitiba (PR)