IchigoIchie – foto Rodrigo Pierrot
Ichigo Ichie (foto Rodrigo Pierrot)

Omakase. Esta palavra japonesa define uma nova experiência lançada pelo Ichigo Ichie, restaurante de alta gastronomia japonesa recentemente inaugurado em Curitiba. Em traduções mais literais, Omakase significa “confio em você” ou “deixo a sua escolha”. Mas também é o nome de um modelo de serviço no qual cabe ao chef selecionar os pratos que serão servidos para compor um cardápio especial, com vários passos, apresentando uma das opções mais interessantes da cozinha do Japão. Com todas estas características especiais, este menu já está disponível todos os dias em que a casa funciona – e com público fiel e crescente.

O Omakase do Ichigo é composto por oito tempos: três entradas, uma seleção de sashimis e uma de sushis, dois pratos quentes e uma sobremesa. Tem o preço de R$ 640 por pessoa. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: 41 9896-4928. Não é necessário informar ao restaurante antecipadamente sobre a opção pelo Omakase.

“O Omakase harmoniza muito bem com a filosofia que dá nome à casa e inspira todo nosso trabalho. O conceito existencial Ichigo Ichie reforça que cada momento é único, pois jamais se repetirá da mesma forma”, conta o chef do restaurante, Regis Hideki Shiguematsu. “Da mesma forma, o menu neste formato tem ingredientes e elementos que mudam com frequência, a exemplo os pescados”.

Segundo o chef, iguarias como o atum bluefin espanhol, vieiras candenses, enguias japonesas e peixes nobres da costa brasileiras são algumas das estrelas frequentes do Omakase  – mas logicamente diante da disponibilidade no dia, o que faz parte da rotina dos insumos oriundos da pesca. “Nossa busca é por privilegiar o que tivermos com maior sabor, frescor e exclusividade. Caso um determinado pescado não esteja disponível no momento, por exemplo, substituiremos por outro que mantenha nosso padrão de excelência”, explica Regis, paulistano radicado em Curitiba que conta com uma carreira nacionalmente reconhecida.

O gosto particular do cliente também norteia os caminhos do Omakase. Antes do menu ser preparado, a equipe de atendimento pergunta ao cliente se há alguma restrição alimentar. A partir daí, o chef e sua equipe organizam a jornada gastronômica.

Outra tradição do Omakase é ser servido no balcão, com o cliente se acomodando frente a frente com o sushiman. No Ichigo Ichie, entretanto, também pode ser servido nas mesas tradicionais. “O balcão traz uma proximidade maior com o chef, mas queremos que os clientes fiquem à vontade para aproveitar onde preferirem. Seja qual for a escolha, estaremos prontos e muito felizes em atender”, define Regis. “Para nós que criamos este tipo de menu, é sempre muito inspirador e gratificante receber este voto de confiança do cliente”.

Omakase do Ichigo Ichie

Disponível: todos os dias em que a casa abre.

Jantar: de segunda-feira a sábado, das 19h às 22h.

Almoço: sábados, do meio-dia às 14h.

Informações e pedidos pelo WhatsApp: 41 99896-4928

(com assessoria)