Dia-28-Ocepar-4-1536×1024
(Foto: Divulgação)

Eduardo Pimentel (PSD), candidato à Prefeitura de Curitiba, recebeu o apoio, na noite de sexta-feira (27), de lideranças do setor agrícola durante evento na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR), no bairro São Lourenço. O candidato garantiu mais projetos ligados ao setor, com ampliação da parceria com produtores familiares da Região Metropolitana para fornecimento de produtos para a merenda nas escolas municipais, mais hortas urbanas nos bairros, implantação da Fazenda Urbana na CIC e criação de mais 10 pontos do Câmbio Verde. A ideia é ampliar o acesso da população à alimentação saudável, de qualidade e acessível para população curitibana.

O candidato do PSD lembrou que, durante a gestão dele como vice-prefeito de Curitiba, ao lado do prefeito Rafael Greca, teve início uma grande valorização dos produtores da RMC, com ampliação da oferta de produtos da agricultura familiar e cooperativas da Grande Curitiba nos Armazéns da Família, Sacolões da Famílias, mercados municipais e feiras livres.

Além disso, acrescentou Eduardo, parte dos hortifrútis usados no preparo da merenda escolar da rede pública municipal (escolas e CMEIs) e das verduras distribuídas gratuitamente pelo programa Câmbio Verde, a famílias de baixa renda, já vem da agricultura familiar da Região Metropolitana.

“Eu e o prefeito Rafael Greca temos valorizado a agricultura familiar da Região Metropolitana. Agora vamos avançar ainda mais”, garantiu Eduardo.

Acompanhado da candidata a vereadora Rafaela Lupion (PSD), Eduardo explicou seus projetos para uma plateia de lideranças agrícolas ligadas a entidades representativas e pediu o voto consciente, nesta reta final de campanha.

Faltam apenas sete dias para a eleição. É preciso votar com responsabilidade. Um voto, para decidir quem vai governar por quatro anos, pode ter impacto por até 20 anos na vida de uma uma cidade. Estou preparado e disposto a fazer de Curitiba um lugar ainda melhor para se viver. E não podemos pensar em nisso sem nos preocuparmos com o acesso a alimentos saudáveis e que valorizem nossos produtores”.

Formado em administração e com pós-graduação em Agronegócios, Eduardo tem experiência na área. Foi diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), onde estruturou o Banco de Alimentos para atender, gratuitamente, com alimento de alto valor nutricional, mais de 8 mil pessoas carentes.

“Tive o prazer de trabalhar na Ceasa no governo do estado e em Curitiba, nos últimos anos, revolucionamos a área de Segurança Alimentar . E vamos fazer mais, com a valorização da produção metropolitana, com a agricultura familiar. Vamos ampliar a parceria com produtores da Região Metropolitana para fornecer alimento de qualidade para a merenda das nossas crianças. Vamos ampliar nossas hortas urbanas. Curitiba já tem 174 hortas urbanas. Locais que eram terrenos baldios, abandonados, deram lugar a espaços de produção de alimento saudável para a população. São mais de 1,6 mil toneladas de alimentos produzidos por ano”, lembrou Eduardo. 

Eduardo lembrou ainda os avanços na área de Segurança Alimentar e de valorização dos produtores da região metropolitana. Entre 2017 e 2014 foram inauguradas 11 feiras livres, que hoje já somam 89 na capital. Foram criadas 5 Mesas Solidárias, que distribuíram 1,3 milhão de refeições gratuitas para moradores de rua e idosos carentes entre 2019 e 2014, cinco Restaurantes Populares e 94 hortas urbanas. Além disso, Curitiba tem hoje 35 Armazéns da Família, que atendem 1 milhão de curitibanos, com produtos em média 30% mais baratos que nos supermercados.

Apoio

“Temos total confiança no Eduardo, que ele vai fazer um trabalho ainda melhor e que ele é uma troca segura para o nosso setor. Ele teve uma carreira maravilhosa no setor, tem experiência de governo”, lembrou José Roberto Ricken, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

“O Eduardo entende do assunto, tem sintonia com o setor, é um candidato preparado e disposto a trabalhar em parceria e é um menino bom, de caráter, e que sabe ouvir”, elogiou o ex-secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento e atual secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara.

Para o presidente da AEAPR e atual secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza, a intenção é fortalecer as parcerias entre o município e o setor. Segundo Eduardo, a ideia também é possibilitar parcerias para programas de zoneamento rural, gestão ambiental, drenagem, turismo rural e gastronômico, como o lançamento de guias gastronômicos étnicos ou temáticos.

Eduardo Pimentel e Paulo Martins, com o número 55, são os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Propostas de Eduardo para avançar na integração de Curitiba com os demais municípios da Região Metropolitana:

  • Lançamento do selo de indicação geográfica da Região Metropolitana de Curitiba para promoção e maior valorização de produtos da RMC nos equipamentos da Prefeitura: Iniciada na gestão Eduardo Pimentel/Rafael Greca, avançar na política de valorização do produtor da Região Metropolitana nos Armazéns da Família, Sacolões da Família, Mercados Municipais (Centro, Cajuru e Capão Raso) e feiras.
  • Criação da Rede Regional de Destinos Turísticos Inteligentes da RMC: Para fortalecer o turismo em toda a Região Metropolitana de Curitiba e aumentar a permanência média do turista em Curitiba e Região (hoje é de 3,6 dias), será criada a Rede que irá desenvolver políticas para ampliar as ações de divulgação do Destino (com destaque para o ecoturismo), os roteiros formatados e a comercialização de pacotes turísticos, roteiros /circuitos regionais.
  • Implantação do Programa Metropolitano de Conservação da Natureza e Segurança Hídrica: O programa terá a finalidade de mapear remanescentes florestais presentes nas áreas contribuintes dos sistemas de abastecimento público do Piraquara 1 e 2 e do Iraí. Por meio de políticas públicas como pagamentos por serviços ambientais aos proprietários que conservam a natureza e a criação de reservas particulares do patrimônio natural RPPNs objetiva-se atuar evitando o desmatamento e a garantindo a proteção dos principais mananciais de abastecimento público de Curitiba e Região Metropolitana, criando um comitê gestor e um fundo metropolitano para a conservação e segurança hídrica.

Principais propostas de Eduardo para garantir alimentação saudável e barata para os curitibanos:

  • Criação de mais 10 pontos do Câmbio Verde, aumentado para um total de 113 pontos de troca de lixo reciclável por hortifrutis frescos fornecidos por agricultores familiares da Grande Curitiba. O Programa Câmbio Verde beneficia 5 mil pessoas com 55 toneladas/mês de hortifrútis trocados por material reciclável, como papel, papelão, vidro, metais e até óleo doméstico já utilizado. Por mês são cerca de 290 toneladas de recicláveis e 3,5 mil litros de óleo que deixam de ser descartados de forma incorreta e viram alimento na mesa dos cidadãos curitibanos.
  • Implantar o programa Curitiba Cidade que Alimenta, de engajamento da sociedade para a ampliação dos atuais programas e criação de novos voltados ao combate à fome e ao consumo de alimentos saudáveis.
  • Inauguração do Restaurante Popular do Tatuquara (em construção)
  • Implantação do Restaurante Popular do Boqueirão.
  • Ampliação da oferta de produtos dos Armazéns da Família.
  • Inauguração da Fazenda Urbana da CIC, em construção no Parque dos Tropeiros. Hoje já temos a Fazenda Urbana do Cajuru, primeira do Brasil voltada à educação para prática da agricultura urbana, redução de desperdício (cursos de aproveitamento integral e consumo de alimentos saudáveis) e que fornece suas colheitas para o Mesa Solidária.
  • Implantação de novos pontos do Mesa Solidária junto às novas unidades da Prefeitura.
  • Estudo de viabilidade de reabertura do Sacolão da Família Monteiro Lobato, no Tatuquara (pedido do Fala Curitiba).
  • Lançamento de produtos e guias gastronômicos étnicos ou temáticos, assim como os mapas gastronômicos por região e polos. Ação em parceria com o Turismo.