Dia ensolarado e de amplitude térmica em Curitiba

O último dia de setembro, segunda-feira, 30, chegou fresco a Curitiba, com mínima de 14, 7ºC, mas a fresca já se despede nesta tarde. Isso porque uma nova onda e calor, a oitava, segundo o instituto Climatempo, eleva as temperaturas no começo da semana. A máxima prevista para Curitiba é de 28ºC. Mas essa não será a marca da semana, que deve terminar com chuva e temperaturas mais baixas, entre 12ºC e 17ºC, na sexta-feira, 4 de outubro.

Leia mais no Bem Paraná:

O destaque desta segunda-feira, 30, fica por conta das altas temperaturas com valores que superam os 35ºC entre o Oeste, Noroeste e o Norte do Paraná. “Nas praias, ainda persiste uma condição de maior presença de nuvens e as temperaturas também continuam um pouco mais amenas”, afirma o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Samuel Braun.

O Paraná tem alerta de aviso meteorológico para baixa umidade relativa do ar, entre 30% e 20%. O alerta amarelo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt) às 9h33 desta manhã de segunda-feira e é válido até as 23 horas de hoje.

Calorão na terça e quarta

Na terça-feira,1º de outubro, o tempo segue firme com poucas mudanças nas condições do tempo. Mas a previsão é de calor de 30ºC para Curitiba, tanto para terça quanto para quarta. “Na terça-feira, é bem provável que as temperaturas ultrapassem os 30ºC em praticamente todos os setores”, afirma Braun.

Ainda na terça-feira, segundo Braun avança um sistema frontal na altura do Rio Grande do Sul. “Essa frente fria deve alterar as condições do tempo aqui no estado do Paraná na quarta-feira, 2 de outubro”, diz.

Chuva chega com temporais

O dia ainda deve ser de muito calor. Por isso, essa frente fria encontra um ambiente bastante aquecido, o que pode causar tempestades. “Então, na quarta-feira especialmente, nós temos um ambiente bastante sujeito à ocorrência de chuva forte, vento forte, descargas atmosféricas”, afirma.

Braun afirma que na quarta-feira, o risco de tempestades é maior entre o oeste, o sudoeste e o centro-sul do Paraná. “Esses são os setores onde a chuva deve ser um pouco mais expressiva. Mas, mesmo nas demais regiões, o risco de alguma tempestade também é um pouco mais alto.”

Na quinta-feira, essa frente fria continua atuando aqui no Paraná e o tempo deve ficar bastante estável, com chuva em vários momentos, e a temperatura, no caso na quinta-feira, já não se eleva muito em função da nebulosidade e da chuva prevista.