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Selo ESG Renault para a Renault Barigui Parque. Curitiba, 27/09/2024. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Em cerimônia que participei no dia 27 de setembro na concessionária, foi entregue a Barigui Renault Parque o Selo ESG Renault, programa que certifica as empresas que atendem aos requisitos socioambientais da marca nos eixos de meio ambiente, impacto social e governança corporativa, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), uma iniciativa do Instituto Renault. Foram três anos para esse primeiro certificado com mais de 10 mil iniciativas ESG inventadas pela Rede de Concessionárias da marca em todo o país, a Renault dá um passo além na governança dos temas ESG.

ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.

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Foto: Rodolfo Buhrer

A governança dos temas ESG na proteção é garantida por meio da implementação do Código de Ética, treinamento anticorrupção, compromisso público com os princípios ESG e ações de diversidade & inclusão, como o Programa de Aprendizes e a inclusão de mulheres, que hoje já representam 30% do efetivo da loja.

As práticas de negociação foram auditadas pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças e outras entidades do setor.

Os conceitos ESG fazem parte da estratégia de negócios da Renault do Brasil e da estratégia de sustentabilidade do Grupo Renault, por isso, em 2021 foi lançado o Prêmio ESG Renault, com o objetivo de estimular e reconhecer a implementação de práticas ESG pela Rede de Concessionárias em todo o Brasil.

No primeiro ano do prêmio, 22 grupos de concessionários participaram com um total de 227 iniciativas inovadoras. No ano seguinte, a taxa de participação aumentou 57% e as iniciativas aumentaram em cinco vezes, chegando a 1.152 projetos voltados ao meio ambiente, impacto social e governança corporativa.

A terceira edição do Prêmio, em 2023, evidenciou o nível de maturidade da Rede Renault aos temas ESG com o atingimento de 100% de participação dos grupos e 9.400 iniciativas inovadoras.

Como resultado, no eixo ambiental, atualmente 40% dos grupos possuem energia limpa e renovável em suas lojas, por meio de painéis fotovoltaicos, usina de biomassa, mercado livre de energia, entre outros, 13 grupos já implantaram a captação de água da chuva em suas operações e diversas lojas já estudaram ações para compensação ou neutralização de carbono.

As concessionárias podem se habilitar para a certificação do Selo ESG Renault em três graduações: bronze, prata e ouro; que são obtidos por meio do atingimento de pontos a partir de critérios internos definidos pela marca, em alinhamento à estratégia socioambiental da Renault do Brasil.