Politica1
Candidatos em campanha na Rua XV de Curitiba: eleição é no próximo domingo, dia 6 de outubro (Foto: Franklin de Freitas)

No próximo domingo tem eleição para definir quem serão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cada cidade pelos próximos quatro anos (2025-2028). E na reta final da campanha, o envio de mensagens no WhatsApp, o impulsionamento de conteúdos em redes sociais e o famoso corpo a corpo nas ruas se intensificam. E ao mesmo tempo, a criatividade daqueles que concorrem a algum cargo aflora. Tudo para chamar a atenção das pessoas e, com sorte, conquistar mais alguns votos até o dia do pleito.

Em Curitiba, a Rua XV de Novembro, no Centro, é uma espécie de “lócus privilegiado” para a observação dessa efervescência eleitoral. A bem da verdade, não é de hoje e nem desta eleição que uma das principais vias curitibanas concentra partidos e candidatos no período de campanha. Isso ocorre por conta da movimentação intensa de pessoas pela rua ao longo de todo dia. Mas com o dia da eleição se aproximando, cenas mais exóticas já começam a ser vistas.

A presença do “Falcão de Curitiba” é um exemplo disso. Sósia do cantor brega conhecido por músicas como “No Cume”, “I Love You Tonight” e “Holiday Foi Muito”, ele foi contratado pelo vereador Bruno Pessuti (Pode). Em busca da reeleição, o parlamentar apostou num rosto “parecido com um conhecido” para fazer campanha e divulgar sua candidatura.

Já a vereadora Carla Matos (PP), que se promove como uma defensora dos animais, resolveu decorar sua barraca. E fez isso enchendo o espaço com cachorros e gatos de pelúcia.

Enquanto isso, o Japa da Civil (PMB) colocou uma carteira de trabalho gigante ao lado de seu ponto.

Finalmente, Jovina Kaingang (PT) tratou de levar diversos apetrechos que remetem à cultura indígena e sua tribo para a Rua XV. Ela tenta, junto com outros três candidatos (Paola Reis, do PDT; Eloy Nhandewa, do PSOL; e Kixirrá Jamamadí, do PT), se eleger a primeira vereadora indígena de Curitiba.