FRANKLIN DE FREITAS
Clima quente: fila do sorvete para combater o calor em Curitiba (Franklin de Freitas)

As temperaturas médias ficaram acima dos padrões climatológicos na maioria das regiões paranaenses em setembro, com exceção das praias. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a anomalia ficou positiva (acima de 3°C) em vários setores (situação que ocorreu devido à atuação de massas de ar quente, onda de calor).

O mês de setembro deste ano foi o mais quente do histórico (desde 1997) em alguns municípios, como Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Londrina. A maior temperatura do mês ocorreu em Capanema, com 41,1°C (25/09) e a menor em General Carneiro, com 1,8°C no dia 02/09.

Já com relação às chuvas, setembro terminou abaixo da média. As chuvas ficaram abaixo da média histórica em praticamente todo o Paraná. Foram pelo menos três sistemas frontais, com ocorrência de tempestades, mas mesmo assim não alcançando os valores climatológicos de precipitação.

Na maior parte do estado o déficit girou entre 20 e 40 mm, mas no Sudoeste e em parte do Norte ficaram acima de 50 mm. Em algumas cidades da RMC a chuva ultrapassou as médias históricas (Lapa e Fazenda Rio Grande, por exemplo). Além das tempestades (dia 13/09 e entre 20 e 21/09), houve vários dias com presença de bastante fumaça no céu do Paraná (oriunda dos incêndios florestais do Norte Centro-Oeste do Brasil).

Alerta de tempestade

Além do calor, outubro começa com alerta para tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na terça-feira (1) alerta laranja de tempestade para o Paraná. O aviso é classificado com grau de perigo e é válido até às 15h desta quarta-feira.

O Simepar também confirma essa previsão. O Paraná pode ter pancadas de chuva com raios previstas e o risco para ocorrência de temporais (vento forte e até granizo) fica elevado. No Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, chove já pela manhã. Nas demais regiões a instabilidade aumenta no decorrer do dia. Ainda faz calor em vários setores.

Em Curitiba ainda faz calor, como na terça, quando os termômetros chegaram perto dos 33ºC, e pode chover a partir da tarde, se prolongando pela noite e madrugada.

Está previsto também um forte declínio das temperaturas na Capital. Se a máxima nesta quarta-feira (2) pode bater novamente acima dos 31ºC, na quinta-feira (3) ela não deve passar dos 18ºC e a mínima ficar perto dos 10ºC. Ainda deve haver pancadas de chuva neste dia.

A partir da sexta-feira (4), a chuva dá trégua, mas o céu segue encoberto em Curitiba. Faz frio até o início do fim de semana, depois o clima fica ameno.

Como agir em caso de chuva forte ou temporal

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Recolha e proteja os animais
  • Fique longe das janelas
  • Evite usar o telefone fixo ou celular
  • Evite sair de casa
  • Se estiver dirigindo, pare em um local alto (livre de inundações) e mantenha os vidros do carro fechados
  • Se estiver ao ar livre procure um abrigo seguro, mas não fique perto ou embaixo de árvores, cerca de arame ou rede elétrica, por causa dos raios
  • Se for necessário sair, leve capa de chuva e vista sapatos (ao invés de sandália ou chinelo)
  • Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; nem em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito
  • Não acumule lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, os mesmos vão parar nos bueiros (bocas-de-lobo) causando entupimentos
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).