pesquisa
Candidatos a prefeito de Curitiba (Fotos e montagem: Franklin de Freitas)

O grande dia está chegando. No próximo domingo (6 de outubro), cerca de 1,42 milhão de curitibanos devem se dirigir aos locais de votação de toda a cidade para definir os próximos prefeito, vice-prefeito e vereador de Curitiba. E na disputa pela chefia do Poder Executivo, dez nomes concorrem na Capital, com opções da direita à esquerda do espectro político.

A partir de 2025, certamente Curitiba estará sob novo comando. Isso porque o atual prefeito, Rafael Greca (PSD), já está em seu segundo mandato consecutivo e não pode concorrer novamente à reeleição.

Os nomes mais à direita

Para sua sucessão, então, Greca apadrinhou o atual vice-prefeito da cidade, Eduardo Pimentel (PSD), que tem aparecido também como o líder nas pesquisas eleitorais mais recentes. Nesta semana, inclusive, sua campanha começou a utilizar a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha – o candidato a vice na chapa de Pimentel, Paulo Martins, é oriundo dos quadros do Partido Liberal.

Entre a direita e centro-direita, mais alguns nomes aparecem como opções.

Um deles é o deputado estadual Ney Leprevost (União). Político de longa carreira, ele tenta pela segunda vez chegar à Prefeitura de Curitiba. Em 2016, ficou em segundo lugar na corrida eleitoral.

Outro nome é o da jornalista e comentarista política Cristina Graeml (PMB). Ela, inclusive, vem se apresentando como a “verdadeira candidata” da direita na cidade e tem crescido em intenções de votos nas sondagens eleitorais das últimas semanas, já se aproximando da disputa pelas primeiras posições.

Uma terceira opção, mais de centro-direita, é o da deputada estadual Maria Victoria (PP). Ela também já havia concorrido para prefeita em 2016, quando ficou em quarto lugar.

Os candidatos de centro-esquerda…

Mais à esquerda do espectro político, o principal nome que tem despontado nas pesquisas eleitorais é o de Luciano Ducci (PSB). Ex-prefeito da cidade, ele já foi aliado do ex-prefeito e ex-governador Beto Richa (PSDB), mas se associou ao PT e ao PDT para a eleição deste ano, inclusive colocando o deputado estadual Goura (PDT) como candidato a vice em sua chapa. Aparece, hoje, como o segundo colocado nas pesquisas eleitorais.

Já o ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Roberto Requião (Mobiliza) é outra opção bastante conhecida do eleitorado curitibano. Mesmo fazendo uma campanha modesta, com poucos recursos e estando filiado a um partido menor, Requião tem conseguido mobilizar um eleitorado fiel e promete conquistar uma boa quantidade de votos na cidade.

Luizão Goulart (SD), por sua vez, é um nome mais de centro, mas iniciou sua trajetória política no Partido dos Trabalhadores (PT). Inclusive, comandou a prefeitura de Pinhais por dois mandatos enquanto esteve ligado à sigla, e essa experiência no município metropolitano que ele tem utilizado na tentativa de cacifar à disputa pela Prefeitura de Curitiba.

… E os de esquerda

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) já traz o nome da professora Andrea Caldas como opção. Ela foi filiada por 26 anos ao PT, mas está desde 2018 no PSOL e se define como uma “militante da Educação Pública”, sendo inclusive pedagoga e possuindo mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também foi diretora no Setor de Educação entre 2010 e 2018.

Ainda mais à esquerda, os candidatos do PSTU e do PCO, Samuel de Mattos e Felipe Bombardelli.

O primeiro é matemático por formação e carteiro do Correios há 12 anos. Em 2020, já havia sido candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Samara Garratini (que recebeu 632 votos). Foi dirigente sindical e atua no PSTU desde os 19 anos de idade, sendo que atualmente tem 36. Seu vice, Leonardo Martinez, tem 35 anos e é motorista por aplicativo.

Já Bombardelli. do PCO, tem 34 anos e é formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele já atuou como programador, desenvolvedor e analista de sistemas, com experiências no exterior. Em agosto de 2023, assumiu uma posição de pesquisador na UFPR, para desenvolver um robô de serviço de código aberto. É a primeira vez que se candidata.

Segundo turno à vista?

A expectativa em Curitiba, ao menos por ora, é que a eleição municipal tenha um segundo turno na disputa pelo cargo de prefeito. Para a disputa ser resolvida já no próximo domingo, sem necessidade do turno complementar, é necessário que algum dos candidatos reúna mais de 50% dos votos válidos.

Candidatos a prefeito e vice-prefeito em Curitiba

CANDIDATO A PREFEITOPARTIDOCANDIDATO A VICE-PREFEITOPARTIDONÚMERO DA CHAPA
ROBERTO REQUIÃOMOBILIZAMARCELO HENRIQUEMOBILIZA33
FELIPE BOMBARDELLIPCOPAULO COSTYCHAPCO29
CRISTINA GRAEMLPMBDR JAIRO FILHOPMB35
MARIA VICTORIAPPWALTER PETRUZZIELLOPP11
LUCIANO DUCCIPSBGOURAPDT40
EDUARDO PIMENTELPSDPAULO MARTINSPL55
ANDREA CALDASPSOLLETICIA FARIAPSOL50
SAMUEL DE MATTOSPSTULEO MARTINEZPSTU16
LUIZÃO GOULARTSOLIDARIEDADETIAGO CHICOSOLIDARIEDADE77
NEY LEPREVOSTUNIÃOROSÂNGELA MOROUNIÃO44

Conheça mais sobre as propostas de cada candidato

Nas últimas semanas, o Bem Paraná publicou uma série de 10 reportagens temáticas, nas quais os candidatos a prefeito detalharam suas propostas para a cidade. Nos links abaixo, você pode conferir cada uma das reportagens publicadas para saber mais sobre as propostas de cada político para alguma área da gestão na cidade.