imagem_materia
Reprodução

O maior doador da campanha da candidata do PMB à Prefeitura de Curitiba Cristina Graeml é o empresário Otavio Fakhoury, suspeito de financiar a divulgação de informações falsas sobre a pandemia. Segundo o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele fez uma doação de R$ 20 mil.

Ele foi convocado pela CPI da Pandemia em 2021 porque foi identificado como o maior financiador de disseminação de notícias falsas, segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O senador citou como exemplo os canais Instituto Força Brasil, Terça Livre e Brasil Paralelo. “Esses canais estimularam o uso de tratamento precoce sem eficácia comprovada, aglomeração e diversas outras fake news sobre a pandemia”, justificou o autor do requerimento. Fakhoury obteve, na véspera, um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que lhe deu o direito de permanecer em silêncio na CPI em assuntos em que possa produzir provas contra si mesmo.

Fakhoury também foi investigado no inquérito das Fake News, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF). .