urna eletrônica pesquisa 100% Cidades
Curitibanos participam amanhã do 1º turno, mas instituto de pesquisa já mira possível 2º turno do pleito (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Instituto Paraná Pesquisas registrou ontem (dia 4 de outubro) três novas pesquisas eleitorais em Curitiba, informa o sistema PesqEle Público, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os levantamentos tem a intenção de analisar a disputa pelo cargo de prefeito da Capital, mas já mirando num possível 2º turno.

Nos três levantamentos, Eduardo Pimentel (PSD) aparece como um dos concorrentes. Ele tem aparecido como líder em intenção de voto nas pesquisas eleitorais mais recentes e com uma vantagem expressiva em relação aos adversários mais próximos, o que explicaria a opção por incluir seu nome nos três questionários.

Já o nome de seu concorrente varia de levantamento para levantamento. Num deles, Cristina Graeml (PMB) é a adversária. Noutro, Luciano Ducci (PSB). E finalmente, há ainda um questionário que traz Ney Leprevost (União) como o rival de Pimentel em segundo turno.

Efetivamente, a corrida para se saber quem ficará em segundo lugar no primeiro turno do pleito em Curitiba está aberta. Graeml começou a crescer nas últimas semanas, enquanto Leprevost, que apareceu durante quase toda a corrida eleitoral em segundo ou terceiro lugar, começou a cair em intenção de voto nas sondagens mais recentes. Ducci, por sua vez, apareceu em segundo lugar nos levantamentos mais recentes, mas já estaria sendo ameaçado pela ascensão da candidata de direita.

Somente amanhã (6 de outubro), então, é que saberemos, efetivamente, se Curitiba terá um 2º turno na eleição municipal e, principalmente, quem serão os candidatos que seguirão em frente na disputa.