Gean Cavalheiro/divulgação – Pão com bolinho do Boteco Divina Béra

Realizado há 10 anos em Curitiba, o Festival de Pão com Bolinho será oficialmente incluído no calendário de eventos da cidade. Nesta segunda-feira (7), os vereadores e vereadoras da capital aprovaram o projeto de lei que trata do tema. O intuito é facilitar o relacionamento dos organizadores com o poder público e a mobilização de apoios para a atividade. Agora, a matéria retorna à pauta de amanhã (8) para segunda votação, antes de seguir para sanção do prefeito Rafael Greca.

O projeto recebeu 27 votos “sim” e 2 abstenções, de Indiara Barbosa e Amália Tortato, ambas do Novo. A matéria tramitava na CMC desde setembro de 2022 e aguardava para ser incluída na pauta desde dezembro do mesmo ano. O festival dedicado ao petisco apreciado na capital paranaense movimenta cerca de R$ 1,5 milhão em produtos no ramo da alimentação em Curitiba e na região metropolitana.

Autor da proposta, Jornalista Márcio Barros (PSD) contou aos vereadores que a primeira vez que o festival foi realizado na cidade foi em 2014, com a participação de 12 bares inscritos. Participam ainda da iniciativa municípios como São José dos Pinhais, Campo Largo, Colombo, Pinhais e Quatro Barras. A criação do evento foi motivada pela necessidade de valorização e divulgação da gastronomia, e de movimentar esse setor carente de eventos. 

“Curitiba é hoje um polo de excelente gastronomia, tanto a do dia a dia como a alta gastronomia, e também um polo cervejeiro, com mais de 60 cervejarias, muitas premiadas internacionalmente. A Curitiba Honesta computou dados, durante festivais de Pão com Bolinho (antes da pandemia), de um acréscimo nas vendas de produtos em até 42%, produtos que se consomem nos bares durante os festivais, tais como: cervejas, chopes, refrigerantes, água mineral, batatas fritas e molhos”, explicou Barros.

Ainda segundo o parlamentar, as vendas de pão com bolinho durante o festival superam a marca de 80 mil unidades e, em 2020, durante a pandemia, quando o evento foi realizado por delivery, as vendas superaram a marca de 18 mil unidades. Conforme a redação, o Festival de Pão com Bolinho deverá ser oficializado em março, quando oficialmente deverá acontecer pelo período de três semanas. 

Em plenário, o único vereador a debater a matéria junto ao autor foi Sidnei Toaldo (PRD), para quem a iniciativa valoriza o comércio da cidade. O parlamentar ainda elogiou todos os bares de Curitiba que participam do festival. Com a aprovação em primeiro turno, o texto precisa passar por nova votação, nesta terça, e, sendo confirmado, estará pronto para sanção.