mppr
Ministério Pública (Foto: Reprodução/ MPPR)

Em Jaguapitã, no Norte Central do estado, o Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia criminal contra nove pessoas envolvidas em organização criminosa. O grupo foi criado para desviar cargas de ração para frangos produzida por uma grande indústria da cidade.

Conforme apurado no inquérito policial, o grupo, chefiado por um policial militar da reserva, teria estabelecido um complexo esquema de desvio das cargas, tendo causado à empresa prejuízo estimado em R$ 1.116.000,00 com o furto de mais de meia tonelada de ração.

O esquema envolvia funcionários da empresa, inclusive o responsável pela contratação do transporte da produção da fábrica – dois dos denunciados chegaram a criar uma empresa de fachada, usando “laranjas”, que teria sido contratada para fazer o transporte da carga já com o objetivo de cometer os crimes.

Os desvios teriam acontecido ao longo de pelo menos 13 meses, entre outubro de 2022 e novembro de 2023. A denúncia aponta os crimes de falsidade ideológica (com pena prevista de um a três anos de reclusão), furto qualificado (dois a oito anos e multa) e organização criminosa (três a oito anos).