bombeiros
Corpo de Bombeiros, imagem ilustrativa (Foto Gilson Abreu/AEN)

A cada cinco minutos, uma ocorrência é atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) nalgum canto do estado. Pelo menos assim foi nos últimos dois anos (entre outubro de 2022 e setembro de 2024), período no qual a corporação registrou quase 240 mil ocorrências. São números que exaltam a atuação dos bombeiros, uma instituição que está celebrando nesta semana 112 anos de história. O aniversário foi ontem (dia 8 de outubro), mas as celebrações ocorrem ao longo de toda a semana.

De acordo com dados extraídos pelo Bem Paraná do Sistema de Registro de Ocorrências e Estatísticas do Corpo de Bombeiros (SysBM), nos últimos 24 meses a corporação registrou, em todo o Paraná, um total de 237.464 ocorrências. Para se ter uma dimensão do que isso representa, é como se, a cada dia, 325 situações diferentes fossem atendidas pelos bombeiros de todo o estado. Isso equivale, ainda, a um registro a cada 4 minutos e meio, em média.

Dentre os diversos tipos de situações atendidas pela corporação, aquela que concentra mais registros são os acidentes de trânsito, com 89.314 (37,6% de todas as ocorrências). Dentro dessa categoria estão, além dos atropelamentos e outros tipos de registros envolvendo veículos terrestres, acidentes náuticos e aéreos, que são menos numerosos.

Na sequência vem os casos de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), que envolvem situações como agressões, ataque de animais, choques elétricos, enforcamentos, ferimentos por arma branca ou arma de fogo, intoxicação e/ou envenenamento, lesão física e quedas. No período analisado, houve 73.245 ocorrências desse tipo (30,8% do total).

Os incêndios (sejam eles florestais, em edificações, meios de transporte ou outros) já ficam na terceira posição, com 35.418 casos (14,9%), seguido ainda pelas situações de busca e salvamento (como resgates, busca de pessoas ou animais, alagamentos, deslizamentos, explosões, soterramentos e vazamentos de gás combustível), que tiveram 28.967 registros (12,2%). E há ainda os casos de atendimento comunitário (10.046 ocorrências, que envolvem atividades educacionais e acompanhamento a manifestações públicas, entre outros) e de desastres (com 474 registros relacionados à tempestades, ondas de frio e calor, etc).

Aniversário do Corpo de Bombeiros terá celebrações ao longo de toda a semana

Os 112 anos de história do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) começou a ser celebrado na segunda-feira. Na ocasião, foi realizada a primeira apresentação da banda da própria corporação (o Heróis do Fogo in concert, realizado no Teatro da Unespar, em Curitiba). Ontem, data do aniversário, houve uma solenidade no Quartel do Comando-Geral (QCG), também na Capital.

Os eventos seguem nesta quarta-feira (9), com uma missa e o início do Desafio Estadual de Salvamento Veicular, que será realizado no QCG. No dia seguinte (10), é a vez do culto, além do encerramento da competição de salvamento veicular. Já na sexta-feira (11), na Boca Maldita, uma apresentação técnica do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), coloca o ponto final nas atividades da semana. A programação de celebrações prevê ainda, no dia 15, um almoço com veteranos do Corpo de Bombeiros, também no Quartel do Comando-Geral.